Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Invicto no Engenhão, Botafogo recebe o Fla para encerrar tabu

Equipe de Caio Júnior não vence o rival em Brasileiros desde 2000. Flamengo terá a volta de Aírton

Renan Rodrigues e Thales Soares, iG Rio de Janeiro |

Botafogo e Flamengo já viveram momentos melhores neste Campeonato Brasileiro . Para não entrar em crise e jogar a 'bomba' para o adversário, as duas equipes se enfrentam neste domingo, às 16h, no estádio Engenhão, pela 24ª rodada. Enquanto o Botafogo quer se recuperar da goleada de 5 a 0 sofrida para o Coritiba , no último domingo, os comandados de Luxemburgo querem encerrar a marca de oito jogos sem vencer na competição .

Siga a página do iG Botafogo ou do iG Flamengo no Twitter e recebe notícias em tempo real

Apesar de não poder alcançar a liderança nesta rodada, o Botafogo, quarto colocado com 40 pontos, pode ultrapassar o Corinthians , caso o time paulista perca para o Santos , na Vila Belmiro. Já o Flamengo, que segue na sexta colocação, com 36 pontos, tenta voltar ao G4 - o Vasco já está classificado para a Copa Libertadores -, e entrar novamente na disputa pelo título do Brasileirão.

Tabus dos dois lados
Além dos objetivos óbvios na partida deste domingo, Botafogo e Flamengo tentam quebrar tabus incômodos. A equipe de Loco Abreu não vence o adversário em Campeonatos Brasileiros desde 2000 . Desde então foram nove empates e oito vitórias para o Flamengo no torneio nacional. Apesar da marca ser minimizada, o técnico do Botafogo promete uma equipe ofensiva para encerrar o tabu.

Veja como foi o duelo entre Flamengo e Botafogo no primeiro turno

"Espero que seja um grande jogo e o torcedor saia satisfeito por ver um clássico típico do futebol brasileiro. Já jogamos vários clássicos, todos muito bons, e não vamos mudar a maneira de atuar. Quero que o torcedor venha confiante, pois vamos fazer de tudo para ganhar, ser uma equipe corajosa, respeitando o adversário. Que o vencedor saia por méritos", disse o técnico Caio Júnior.

Entre para a Torcida Virtual do seu time e ajude a subir no ranking

Outra marca que o Botafogo quer manter é a invencibilidade no Engenhão neste Campeonato Brasileiro. A equipe perdeu apenas uma partida como mandante, mas atuou em São Januário por conta dos Jogos Mundiais Militares. Já o Flamengo também pode se prender em um tabu. O time da Gávea nunca perdeu um clássico no Engenhão . Foram 14 jogos no local, com quatro vitórias e 10 empates.

Elkeson desfalca o Botafogo, e Aírton volta no Fla
Para a partida deste domingo, o técnico Caio Júnior optou por fazer mistério. Mesmo com Felipe Menezes tendo treinado durante a semana na vaga de Elkeson, suspenso pelo terceiro amarelo, o jogador não está confirmado na equipe titular. As únicas mudanças certas são a volta do zagueiro Antônio Carlos, que se recuperou de uma lesão na coxa, na vaga de Gustavo, e do meia Maicosuel, que não enfrentou o Coritiba por estar gripado, no lugar de Everton.

Veja a classificação e a tabela de jogos do Brasileirão

Essa semana os jogadores do Flamengo tiveram dois dias de folga, algo que já estava combinado há algum tempo entre o técnico e os líderes do grupo. Mesmo com a série de maus resultados, a programação foi mantida.

Alexandre Vidal/Fla Imagem
Aírton volta ao Flamengo depois de cumprir suspensão
O Flamengo conta com a volta do Aírton, que havia sido submetido uma artroscopia e depois terminou de cumprir uma suspensão de quatro jogos do STJD. Com ele, o time ideal de Luxa estará em campo. O aproveitamento do Aírton é excelente. Com ele, foram quatro vitórias, dois empates e uma derrota, com seis gols sofridos, sendo quatro deles na goleada de 4 a 1 aplicada pelo Atlético-GO. Ele ficou fora dos últimos seis jogos do Brasileiro, dos quais o time perdeu quatro e empatou dois, com 12 gols sofridos.

"Eu tenho que ser prático e falar a verdade sempre. Desde o início do ano avisei que nós tínhamos que levar o time para a Libertadores. Não inventei esse discurso agora. É uma questão de planejamento. Se ficar um mês viajando direto, você não aguenta mais. Ficar em casa faz bem. Mas também se ficarem mais de três ou quatro dias em casa, eles sentem falta daqui. Eu vim aqui há uns dias e falei que fiz um planejamento e já tinha avisado que daria dois dias de folga aos jogadores. Ele foi respeitado, mesmo que o time tenha perdido", disse Luxemburgo.

"O Airton soma muito, é importantíssimo, assim como os outros. Sabemos a qualidade e importância dele. É um jogador experiente. Ficamos felizes que ele esteja voltando e treinando normalmente. O Airton é taticamente importante. Ele contribui muito e espertamos que na próxima partida ele possa ajudar. O mais importante é todo mundo estar liberado para jogar", finalizou o lateral-esquerdo Júnior César.

FICHA TÉCNICA - BOTAFOGO X FLAMENGO

Local: estádio Olímpico João Havelange, o 'Engenhão', no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 18/09/2011 (Domingo)
Hora: 16h (de Brasília)
Árbitro: Péricles Bassols Cortez (RJ)
Assistentes: Dibert Pedrosa Moisés (RJ) e Rodrigo Pereira Joia (RJ)

BOTAFOGO: Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês; Marcelo Mattos, Renato, Maicosuel e Felipe Menezes; Herrera e Loco Abreu
Técnico: Caio Junior

FLAMENGO: Felipe; Léo Moura, Alex Silva, Welinton e Junior Cesar; Aírton, Willians, Renato e Thiago Neves; Ronaldinho Gaúcho e Deivid
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Leia tudo sobre: BotafogoFlamengoBrasileirão 2011

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG