Jornais locais destacam fraco desempenho recente dos campeões mundiais em amistosos contra adversários considerados fortes

A derrota da Espanha diante da Inglaterra por 1 a 0 neste sábado, no estádio de Wembley gerou cobranças por parte da imprensa local. A principal crítica é quanto o fraco desempenho recente da seleção campeã do mundo contra adversários fortes.

Leia também:  Eficiente na defesa, Inglaterra derrota a Espanha em Wembley

Um dos principais jornais esportivos da Espanha, o “Marca” destaca: “Os atuais campeões do mundo, mais uma vez, perderam um amistoso contra um dos ossos duros de roer do futebol mundial, ainda que a Inglaterra de (Fabio) Capello não se comporte como tal".

A afirmação baseia-se no histórico recente de fracassos da seleção espanhola contra outras grandes seleções. Em agosto, enfrentou a Itália e perdeu por 2 a 1. No ano de 2010, sofreu duas goleadas após a conquista da Copa do Mundo: uma contra a Argentina, por 4 a 1, e a outra diante de Portugal, por 4 a 0.

Veja o gol que decidiu o amistoso entra Inglaterra e Espanha

O jornal também destacou a falta de atitude do time de Del Bosque: “A Espanha teve domínio absoluto da situação, mas já sabemos que isso não garante nada, nem no futebol, nem na vida.”

Abordagem semelhante teve o “El País”, que criticou os poucos chutes a gol arriscados. O relato do jogo feito pelo jornal diz: “A Espanha controlava a partida, mas não criava situações de perigo.”

Desde a vitória sobre a Holanda na final da Copa do Mundo da África do Sul, a Espanha realizou 11 partidas amistosas. O retrospecto é de quatro vitórias (Colômbia, Venezuela, Estados Unidos e Chile), um empate (México) e quatro derrotas (Argentina, Portugal, Itália e Inglaterra). 

Veja fotos do jogo entre Inglaterra e Espanha e de outros amisotos intenacionais deste sábado:

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.