A competição é entre os campeões da Europa, mas o brilho da disputa conta também com os jogadores brasileiros. E não é de hoje. Neste século, apenas um time conquistou a Champions League sem a participação de um jogador nascido no Brasil: o Liverpool, na temporada 2004/2005, que bateu o Milan de Dida, Cafú, Kaká e Serginho, nos pênaltis.
Todos os outros vencedores tinham ao menos um brasuca em seu elenco. Em 2019 não será diferente, já que os finalistas têm jogadores brasileiros .
Os Reds são novamente finalistas, mas dessa vez contam com a qualidade de Alisson, Fabinho e Roberto Firmino para chegarem à taça. O Tottenham, adversário do Liverpool, tem apenas um brasileiro em seu grupo, mas pode ser decisivo: Lucas Moura .
O atacante fez os três gols do triunfo sobre o Ajax, que classificou os ingleses para a decisão. Já são cinco tentos do jogador nesta edição de Champions, igualando Neymar no topo da artilharia verde e amarela da competição - Messi é o líder geral, com 12.
Aliás, dos 364 gols anotados até o momento, 48 saíram dos pés de brasileiros. Ao todo, 24 atletas diferentes marcaram. Curiosamente, um número superior ao de espanhóis (17), alemães (6), ingleses (7), franceses (18), holandeses (12), belgas (11) e italianos (4), que possuem clubes na disputa.
É Champions ou Brasileirão?
Confira os jogadores brasileiros com mais gols na Champions 2018/2019:
-
Lucas Moura
- Tottenham - 5 gols
Neymar - PSG - 5 gols -
Roberto Firmino
- Liverpool - 4 gols
Gabriel Jesus - Manchester City - 4 gols -
Philippe Coutinho
- Barcelona - 3 gols
Junior Moraes - Shakhtar Donetsk - 3 gols