FIFA realizará reunião para mudar formatos de algumas competições
Reprodução
FIFA realizará reunião para mudar formatos de algumas competições

O futebol pode ter sua configuração mudada a partir desse ano. Em duas semanas, a Fifa, representantes de clubes de futebol, patrocinadores, federações, lobistas, advogados e investidores farão uma reunião para discutirem os novos ramos do futebol mundial.

Leia também: Irmão de Pogba fala sobre desempenho do atleta: "O problema era Mourinho"

As partes se reunirão no Marrocos para esboçar acordos que devem ser aprovados em uma nova reunião marcada para março, nos Estados Unidos. As informações são do jornal " O Estado de S Paulo ".

No centro do debate está a possibilidade da venda dos direitos comerciais da Copa do Mundo para investidores privados, que prometem aumentar em cinco vezes a receita do Mundial, alcançando o valor de US$ 25 bilhões. O plano prevê abrir 50% das ações do evento a bancos e investidores e suspeita-se que um fundo saudita esteja por trás do consórcio.

Os rumores começaram a aparecer depois de Gianni Infantino se reuniu por três vezes com as lideranças sauditas nos últimos meses.

Leia também:  PSG coloca itens de jogadores e ex-atletas em leilão beneficente. Veja as peças

Outra proposta é de realizar o Mundial de Clubes a cada quatro anos, substituindo a Copa das Confederações, o que mudaria o formato anual aplicado atualmente. Os clubes europeus querem garantias financeiras para apoiar o projeto, que enfrenta resistência dentro da instituição.

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, também colocará em pauta o aumento no número de seleções da Copa do Mundo do Catar, que será realizada em 2022, das atuais 32 para 48 seleções.

A mudança já está garantida para 2026, mas o dirigente quer antecipar a medida, o que exigiria que países vizinhos como Bahrein e Arábia Saudita participassem da organização do torneio. A possibilidade de levar jogos para Omã, Turquia e Irã não está descartada.

Leia também:  Torcedores do Chelsea estão sendo procurados por casos de racismo e assédio

Por trás de todas as pautas da reunião com as diversas frentes do futebol mundial, Infantino aproveita para fazer lobby para sua reeleição no comando da Fifa. As eleições da presidência da entidade estão marcadas para junho de 2019 e os candidatos serão conhecidos em maio.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!