VAR, o árbitro de vídeo, na Copa do Mundo
FIFA/ Divulgação
VAR, o árbitro de vídeo, na Copa do Mundo

A Uefa anunciou nesta quinta-feira (27) que a tecnologia do árbitro de vídeo, popularmente conhecido como VAR, será utilizada a partir da temporada 2019/20 no principal torneio de clubes da Europa, a Liga dos Campeões .

Leia também:  UEFA é autorizada a criar novo torneio entre clubes a partir de 2021/22

O presidente da entidade, o esloveno Aleksander Ceferin, mudou o discurso de não confiar 100% na tecnologia e acredita que o recurso pode tornar o jogo mais justo. “Estamos confiantes de que o uso do VAR nos dará o suficiente para colocar em prática um sistema robusto e treinar em partidas oficiais para garantir uma implantação eficiente e de sucesso na Champions”, disse.

Além da Liga dos Campeões, o VAR também será utilizado na Supercopa da Uefa de 2019, marcada para acontecer em 14 de agosto de 2019 no estádio do Besiktas, em Istambul, na Turquia.

Leia também:  Alemanha supera Turquia e é eleita país sede da Eurocopa 2024

Após o uso do árbitro de vídeo na Copa do Mundo da Rússia 2018 e em competições nacionais como o Campeonato Alemão, Campeonato Italiano, Espanhol, Francês e alguns torneios na Inglaterra, a UEFA foi pressionada por alguns dirigentes de clubes para colocar a tecnologia em suas disputas.

Em agosto, Aleksander Ceferin fez o seguinte comentário quando perguntado sobre a possibilidade de aplicar o VAR na Champions. “Quem decide se vai ver o VAR? O árbitro de vídeo ou o principal? Os fãs não entendem, nem os jornalistas. Que coisas os árbitros veem e o que eles não veem? As coisas ainda não estão claras, mas sabemos que um dia será necessário usá-lo”, indagou.

Durante a Copa do Mundo, o uso do árbitro de vídeo era autorizado em lances de gol, pênalti, aplicação de cartão vermelho e para a identificação de atletas.

No Brasil o recurso está sendo utilizado na Copa do Brasil e, no ano que vem,   São Paulo e Rio de Janeiro anunciaram que colocarão o VAR  em seus campeonatos estaduais.  Utilizado também na Libertadores, o árbitro de vídeo pode chegar à Liga das Nações em 2021, Eurocopa 2020 e na Liga Europa 2020/21.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!