VAR, o árbitro de vídeo, na Copa do Mundo
FIFA/ Divulgação
VAR, o árbitro de vídeo, na Copa do Mundo

Segundo o site Sky Sports , a Premier League realizará testes com o VAR ainda nesse mês de setembro. O órgão responsável pelos árbitros de futebol profissional inglês, o Professional Game Match Officials Limited (PGMOL) , atuará em sua sede em Stockley Park, nos arredores de Londres, nas partidas das 11h (horário de Brasília) do dia 15 de setembro.

Leia também: UEFA já admite tirar o critério de gol fora da Liga dos Campeões

Na volta da data FIFA, durante a quinta rodada do campeonato, estão marcados os seguintes jogos para testarem o VAR :

  • Manchester City x Fulham;
  • Bournemouth x Leicester;
  • Newcastle x Arsenal;
  • Huddersfield Town x Crystal Palace;
  • Chelsea x Cardiff.

Os operadores do PGMOL não irão interferir nas decisões tomadas pelos árbitros em campo. A ideia é utilizar o recurso do VAR de maneira ‘offline’. O objetivo do teste é demonstrar aos acionistas da Premier League que o sistema está apto para ser introduzido na próxima temporada. Em partidas pela Copa da Liga Inglesa e Copa da Inglaterra os árbitros ingleses já contam com o recurso.

Leia também: Mourinho faz acordo com Fazenda da Espanha e evita prisão. Entenda

A Sky Sports diz que os organizadores da Premier League estão confiantes da decisão de adiar o uso do VAR em seu campeonato pelas polêmicas provocadas pelo sistema em outros campeonatos e na final da Copa do Mundo da Rússia 2018 , em lance controverso de pênalti que levou ao segundo gol da França contra a Croácia. A busca por melhorias no sistema, na comunicação com torcedores e com quem assiste na TV também são motivos para o atraso.

VAR chegará nos estaduais do Brasil em 2019

Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), vai bancar VAR no Paulistão 2019
Divulgação/Rodrigo Corsi/FPF
Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), vai bancar VAR no Paulistão 2019

Se na Inglaterra o uso do árbitro de vídeo ainda gera desconfianças, no Brasil a tecnologia parece ter vindo para ficar. Depois de ser implantado na Copa do Brasil de 2018, os estaduais serão os próximos a receberem o recurso.

No mês passado a Federação Paulista de Futebol –  FPF anunciou que o Campeonato Paulista de 2019 terá o VAR nas partidas do mata mata e que a entidade irá financiar o investimento.

Dias antes, a Federação de Futebol do Rio de Janeiro – FERJ também se comprometeu a colocar o VAR no Campeonato Carioca. Como a competição é dividida em dois turnos, a tecnologia será implantada nas semifinais e finais de turno e nos quatro jogos da decisão estadual.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!