A Fifa lançou nesta terça-feira o pôster oficial para a Copa do Mundo de 2018, que será realizada na Rússia a partir de junho do ano que vem.
Leia também: Conheça a bela russa que vai comandar o sorteio dos grupos da Copa 2018
O desenho para Copa do Mundo , que segue o "construtivismo russo", tem como destaque a figura do ex-goleiro Lev Yashin (1929/1990), que disputou quatro Mundiais (1958, 1962, 1966 e 1970) e continua a ser o único goleiro da história a ganhar uma "Bola de Ouro" como o melhor do mundo.
"O pôster oficial da Copa 2018 é um reflexo verdadeiro da herança artística e futebolística russa. Nós estamos muito orgulhosos dessa bonita representação que retrata um ícone importante e celebra a chegada do torneio em solo russo", disse a secretária-geral da Fifa, Fatma Samoura, em nota no site da entidade.
Leia também: A seleção com 11 bons jogadores que não veremos na Copa do Mundo de 2018
Já o chefe do comitê organizado local, Vitaly Mutko, afirmou que a escolha de Yashin, "um símbolo do futebol russo", "se tornará um dos mais memoráveis símbolos da Copa do Mundo".
A obra foi criada pelo artista russo Igor Gurovich, que destacou que "o estilo soviético nas propagandas do pós-construtivismo das décadas de 1920 e 1930, que tem uma linguagem única" e que se tornou "um dos mais importantes e reverenciados elementos da cultura da Rússia".
Leia também: Veja simulações de grupos difíceis e fáceis que o Brasil pode cair na Copa
Gurovich é membro da Academia de Design Gráfico da Rússia e trabalhou em diversos projetos relacionados ao esporte, como o design dos uniformes da seleção russa para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2002, disputados em Salt Lake City, e a marca do torneio de tênis Kremlin Cup, entre 1997 e 1999.
Sorteio chegando
O anúncio do pôster ocorre dias antes do sorteio dos grupos da Copa do Mundo, marcado para o dia 1º de dezembro. Por estar bem posicionado no ranking da entidade, ocupando atualmente a segunda colocação, o Brasil será cabeça de chave e está no pote 1, ao lado de Alemanha, Portugal, Argentina, Bélgica, Polônia, França e a anfitriã Rússia. Assim, o time comandado por Tite não poderá enfrentar qualquer um desses rivais na primeira fase.