Rodada na Europa confirmou Portugal e França na fase de grupos do Mundial; Uruguai, Colômbia e Argentina também carimbam passaporte

Os nove jogos que fecharam a décima e última rodada das Eliminatórias europeias para a Copa de 2018, nesta terça-feira, definiram as duas últimas seleções que vão direto ao Mundial na Rússia, além de determinarem quais as oito equipes que disputarão a repescagem em busca das últimas quatro vagas do Velho Continente, em novembro.

Leia também: Austrália vence e encerra sonho da Síria de ir à Copa do Mundo de 2018

Jogadores de Portugal comemoram um dos gols da vitória sobre a Suíça que garantiu a seleção na Copa de 2018
Reprodução/Twitter/EuroQualifiers
Jogadores de Portugal comemoram um dos gols da vitória sobre a Suíça que garantiu a seleção na Copa de 2018

Juntam-se aos 15 times já garantidos as seleções portuguesa e francesa. A primeira, entrou em campo diante da Suíça com a necessidade de fazer o básico para ser a primeira do Grupo B, e conseguiu. Com gols de Djourou, contra, e André Silva, venceu por 2 a 0 e carimbou o passaporte rumo à Copa de 2018 . Os suíços, por sua vez, irão para a repescagem.

A França estava praticamente garantida, mas, ainda assim, venceu Belarus por 2 a 1, com gols de Griezmann e Giroud, chegou aos 23 pontos, e assegurou sua vaga. A segunda colocação ficou com a Suécia, que apesar de ter perdido para a Holanda por 2 a 0, dois gols de Robben, e ter ficado com os mesmos 19 pontos, fez mais gols e, com isso, se garantiu na repescagem eliminado a Laranja Mecânica, que fica fora de um Mundial após 16 anos.

Griezmann fez um dos gols da vitória da França sobre Belarus
Reprodução/Twitter/FifaWorldCup
Griezmann fez um dos gols da vitória da França sobre Belarus

Leia também: Neymar realiza sonho de torcedora com doença rara

Em outro jogo desta tarde, a Grécia se garantiu entre os oito times da repescagem ao vencer Gibraltar por 4 a 0, gols de Vassilios Torosidis, Konstantinos Mitroglou duas vezes e Giannis Gianniotas, e chegar aos 19 pontos no Grupo H. Nas outras partidas, os resultados foram: Bélgica 4 x 0 Chipre; Estônia 1 2 Bósnia e Herzegovina; Hungria 1 x 0 Ilhas Faroé; Letônia 4 x 0 Andorra; Luxemburgo 1 x 1 Bulgária.

Na América do Sul, Uruguai, Argentina, Colômbia se juntaram ao Brasil, enquanto o Peru acabou indo para a repescagem. Bicampeão da Copa América, o Chile ficou de fora. 

Na Concacaf, outra surpresa. Os Estados Unidos ficaram de fora ao perder para a lanterna Trinidad e Tobago. O Panamá, que derrotou a Costa Rica, acabou conquistando a vaga, enquanto Honduras, que venceu o México, ficou com a vaga na repescagem.

A lista dos países garantidos por ordem de classificação

Rússia (país anfitrião)

Brasil

Irã

Japão

México

Bélgica

Coreia do Sul

Arábia Saudita

Alemanha

Inglaterra

Espanha

Nigéria

Costa Rica

Polônia

Egito

Islândia

Sérvia

Portugal

França

Uruguai

Argentina

Colômbia

Panamá

Repescagem

A repescagem europeia para a Copa será composta por oito seleções, sendo que quatro irão à Rússia, são elas: Suécia, Suíça, Irlanda do Norte, Irlanda, Dinamarca, Itália, Grécia e Croácia. Os duelos serão definidos em um sorteio, que acontecerá no próximo dia 17, em Zurique, na Suíça.

O sorteio será definido da seguinte maneira: quatro cabeças de chave, que serão baseadas no ranking da Fifa divulgado um dia antes, estarão no pote 1. As outras quatro equipes estarão no pote 2, e haverá ainda um terceiro, com duas bolas, para determinar qual seleção jogará a primeira partida em casa e fora. Os confrontos serão disputados entre os dias 9 e 14 de novembro, de acordo com o calendário. Hoje, os potes seriam divididos da seguinte maneira:

Pote 1: Suíça, Itália, Irlanda do Norte e Croácia

Pote 2: Dinamarca, Suécia, Grécia e Irlanda

Leia também: Série produzida pela Netflix sobre a rotina da Juventus será lançada em 2018

Na África, três vagas ainda estão abertas para Copa de 2018, mas elas serão fechadas somente na última rodada, prevista para o início de novembro.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.