No ano de 2010, o Catar foi escolhido para sediar a Copa do Mundo de 2022
Reprodução
No ano de 2010, o Catar foi escolhido para sediar a Copa do Mundo de 2022

De acordo com um relatório realizado pela empresa Cornerstone Global e obtido pela BBC, uma crise diplomática entre o Catar e seus vizinhos pode ameaçar a Copa do Mundo de 2022 no país. Os dados do documento alegam que o valor de mais de R$ 600 bilhões que serão investidos em infraestrutura são considerados de "alto risco".

LEIA TAMBÉM: Com cinco anos de antecedência, Catar conclui primeiro estádio para Copa de 2022

"Especialistas afirmaram que está longe de ser cravado de que Doha será anfitriã do torneio. As razões para isso são muitas e incluem alegações abertas de corrupção, tanto no processo de licitação, como no de desenvolvimento de infraestrutura", diz o relatório. "O Catar está sob uma forte pressão para a hospedagem do evento e a atual crise política já viu um movimento crescente de oposição catari".

"Qualquer cancelamento da hospedagem da Copa do Mundo de 2022 provavelmente será rápido e deixará os contratados envolvidos em uma situação precária, que não será facilmente resolvida. Fontes informam que as empresas que trabalham para a realização do torneio, se não estão já entrando em pânico, estão sentindo os impactos das sanções, com logística cara e desafiadora, que tenta se alinhar perante o fechamento de fronteira com os países vizinhos", completou o relatório.

LEIA TAMBÉM: Catar revela mais um estádio da Copa do Mundo de 2022; veja fotos

Resposta do Catar

No entanto, o Comitê Supremo de Entrega e Legado fez seu posicionamento e se explicou ao periódico britânico. "No contexto da situação política atual, questionamos os motivos de uma organização publicar um relatório baseado inteiramente em mídias e fontes anônimas. Apesar do título ambicioso deste relatório, não há absolutamente nenhum risco futuro para a primeira Copa do Mundo no Oriente Médio", afirmou a entidade, fazendo referência ao documento "Catar em foco: A Copa do Mundo de 2022 está em perigo?".

LEIA TAMBÉM: Bebidas alcoólicas serão proibidas durante a Copa do Mundo no Catar

Catar 2022  

Realizada pela primeira vez no  Oriente Médio  , a Copa do Mundo de 2022 no Catar acontecerá entre 21 de novembro a 18 de dezembro. As datas foram decididas devido as altas temperaturas que atingem o país. O mundial de  futebol  acontece de quatro em quatro anos durante os meses de junho e julho, mas foi necessário uma exceção pois nesta época do ano as temperaturas podem chegar a 50ºC.

Da mesma forma, houve pedido do Comitê Olímpico Internacional para que o evento acontecesse no final do ano de forma que não se chocasse com as datas das Olimpíadas de Inverno de 2022, que acontecerão na China. Com 1,6 milhões de habitantes, no ano de 2010 o Catar foi escolhido como sede da Copa do Mundo, tendo vitória em cima de candidados como Estados Unidos, Austrália, Coreia do Sul e Japão.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!