Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Interferência estatal pode tirar Ucrânia da Euro 2012, diz Uefa

Governo do país estaria interferindo no funcionamento da Federação Ucraniana de Futebol, o que pode levar a suspensão pesada

EFE |

O Comitê Executivo da Uefa (União das Federações Europeias de Futebol) anunciou nesta sexta-feira seu apoio à Fifa (Federação Internacional de Futebol e Associados) em relação aos problemas ocorridos com a Federação de Futebol da Ucrânia. A entidada máxima do futebol europeu alertou que a seleção do país poderá ficar de fora da Eurocopa de 2012, torneio que a Ucrânia organizará em conjunto com a Polônia.

O motivo que pode levar à punição é a suposta interferência de autoridades estatais no funcionamento da federação. Se a entidade for suspensa, os clubes filiados a ela não poderão participar das competições da Uefa, assim como as seleções masculina, feminina e de base da Ucrânia. Porém, mesmo em caso de punição, o país não perde o direito de sediar a competição continental.

AFP
Operários trabalham na construção do estádio de Lviv, na Ucrânia. País pode ficar fora da Euro 2012
"Se a FFU (Federação Ucraniana de Futebol) for suspensa como membro da Uefa, por opinião unânime do Comitê Executivo, a Ucrânia não poderá disputar a fase final da Euro", disse o comitê em carta enviada à federação.

Além disso, como medida preventiva, a Uefa decidiu que a Ucrânia ficará em um grupo de seis equipes, ao invés de um com cinco, no sorteio da próxima Eurocopa Sub 21, que será realizado no dia 3 de fevereiro. A intenção da entidade continental é minimizar possíveis danos em caso de suspensão da federação.

Leia tudo sobre: Futebol MundialUcrâniaEurocopaUefa

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG