Governo do país estaria interferindo no funcionamento da Federação Ucraniana de Futebol, o que pode levar a suspensão pesada

O Comitê Executivo da Uefa (União das Federações Europeias de Futebol) anunciou nesta sexta-feira seu apoio à Fifa (Federação Internacional de Futebol e Associados) em relação aos problemas ocorridos com a Federação de Futebol da Ucrânia. A entidada máxima do futebol europeu alertou que a seleção do país poderá ficar de fora da Eurocopa de 2012, torneio que a Ucrânia organizará em conjunto com a Polônia.

O motivo que pode levar à punição é a suposta interferência de autoridades estatais no funcionamento da federação. Se a entidade for suspensa, os clubes filiados a ela não poderão participar das competições da Uefa, assim como as seleções masculina, feminina e de base da Ucrânia. Porém, mesmo em caso de punição, o país não perde o direito de sediar a competição continental.

Operários trabalham na construção do estádio de Lviv, na Ucrânia. País pode ficar fora da Euro 2012
AFP
Operários trabalham na construção do estádio de Lviv, na Ucrânia. País pode ficar fora da Euro 2012
"Se a FFU (Federação Ucraniana de Futebol) for suspensa como membro da Uefa, por opinião unânime do Comitê Executivo, a Ucrânia não poderá disputar a fase final da Euro", disse o comitê em carta enviada à federação.

Além disso, como medida preventiva, a Uefa decidiu que a Ucrânia ficará em um grupo de seis equipes, ao invés de um com cinco, no sorteio da próxima Eurocopa Sub 21, que será realizado no dia 3 de fevereiro. A intenção da entidade continental é minimizar possíveis danos em caso de suspensão da federação.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.