Tamanho do texto

Testes estão sendo realizados com autorização da Fifa, e Campeonato Inglês pode ser pioneiro nessa questão

Envolvida em dois dos lances mais polêmicos das Copas do Mundo, a Inglaterra quer utilizar a partir de 2012 a tecnologia que esclarece se uma bola entrou no gol ou não. A FA (associação de futebol da Inglaterra) testa diversos equipamentos, e se algum deles for aprovado pode ser implantado já na próxima temporada.

City é atual líder do Campeonato Inglês. Veja a tabela de classificação

Em 2010, na Copa da África do Sul, a Inglaterra teve um gol legal anulado diante da Alemanha . O chute de Frank Lampard bateu no travessão e entrou, mas o árbitro e o auxiliar não anotaram o gol. Em 1966, porém, tinha acontecido o inverso. Em lance semelhante, o inglês Hurst teve um gol irregular validado na final contra a Alemanha Ocidental.

Lampard chutou, a bola encobriu Neuer e quicou dentro do gol, mas o árbitro mandou o jogo seguir
AFP
Lampard chutou, a bola encobriu Neuer e quicou dentro do gol, mas o árbitro mandou o jogo seguir

“Entendo que a tecnologia da linha do gol seria um grande acréscimo ao futebol”, afirmou Alex Horne, secretário geral da FA. “Há anos acreditamos que essa será uma grande ajuda aos árbitros”, prosseguiu o dirigente, que mantém contato com a Fifa sobre a possibilidade de adotar a novidade.

Leia outras notícias sobre futebol internacional no canal do iG Esporte

Atualmente, nove equipamentos estão sendo testados por uma autoridade independente autorizada pela Fifa. Uma decisão é esperada para julho de 2012, pouco antes do início da próxima temporada do futebol europeu. ”É possível que isso esteja em funcionamento no Campeonato Inglês da temporada 2012/13”, declarou Horne.