Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Histórico permite que até nove times ainda sonhem com título

Considerando arrancadas que já aconteceram no Brasileirão por pontos corridos, até Santos, Inter e Palmeiras podem ser campeões

iG São Paulo |

AE
Na tabela atual, o Santos do artilheiro Borges é o último que ainda pode se considerar na briga pelo título do Brasileirão. O primeiro passo é vencer o Grêmio esta noite
A 11 rodadas do término do Brasileirão 2011, algumas equipes já começam a ver até a vaga na Copa Libertadores como uma possibilidade remota. Mas a situação do seu time pode ser melhor do que parece. Atualmente, dez pontos separam o líder Vasco do oitavo colocado Palmeiras. E o Santos, em 13º, pode ficar a apenas nove pontos da ponta se vencer seus dois jogos atrasados. Com essa informação, o iG analisou as edições anteriores da competição e a conclusão é de que, além de Vasco, Corinthians, São Paulo, Botafogo, Fluminense e Flamengo, também ainda podem pensar em título Internacional, Palmeiras e Santos.

Confira como está a classificação do Campeonato Brasileiro depois de 27 rodadas

Após a 27ª rodada, no último fim de semana, o Brasileirão ultrapassou a marca de 70% dos jogos já disputados. E, na comparação com as outras edições disputadas no sistema de pontos corridos, a de 2011 é a segunda mais "apertada". Somente em 2008 a diferença era menor a essa altura do campeonato. Na ocasião, depois de 27 jogos disputados por cada clube, a vantagem do então líder Palmeiras era de oito pontos sobre o oitavo colocado, o Inter.

Leia também: Por título, São Paulo precisa melhorar retrospecto contra os próximos rivais

Não à toa, foi nesse ano que o São Paulo conseguiu uma das grandes reações da história dos pontos corridos. Depois de perder para o Grêmio na primeira rodada do segundo turno, o time comandado por Muricy Ramalho tirou toda essa desvantagem, assumiu a ponta na 33ª rodada e não largou mais, conquistando o tricampeonato consecutivo. Foi a primeira vez que um time se tornou campeão sem ter vencido o primeiro turno.

AE
Na tabela atual, o Santos do artilheiro Borges é o último que ainda pode se considerar na briga pelo título do Brasileirão. O primeiro passo é vencer o Grêmio esta noite

Mas uma virada na tabela ainda mais impressionante, a maior desde a implantação do atual sistema em 2003, foi protagonizada pelo Flamengo no ano seguinte. Para o time carioca, a pior situação foi vivida após a 23ª rodada, quando ocupava apenas o nono lugar e estava a 11 pontos do Palmeiras, que encabeçava a classificação. Depois da 27ª rodada, a situação não havia melhorado muito e, embora já estivesse em sexto, o Fla ainda tinha dez pontos de desvantagem.

Entre para a Torcida Virtual e discuta as pretensões do seu time no Campeonato Brasileiro

Foi a partir da vitória sobre o São Paulo, na 29ª rodada, que a reação começou. Nas dez rodadas finais, o Flamengo conquistou 23 dos 30 pontos em disputa, viu o Palmeiras despencar para a quinta colocação e ainda ultrapassou São Paulo, Atlético-MG, Goiás e Internacional para ficar com o título.

É esse o sonho que ainda pode embalar os mais otimistas santistas, colorados e palmeirenses. Entre os seis primeiros times da tabela atualmente, qualquer um pode ser líder daqui a duas rodadas. Já para esse trio, é preciso uma arrancada final digna de um campeão e muita torcida por tropeços dos rivais. Mas apesar da situação difícil, ainda não chegou o momento de acabarem as esperanças.

AE
Na tabela atual, o Santos do artilheiro Borges é o último que ainda pode se considerar na briga pelo título do Brasileirão. O primeiro passo é vencer o Grêmio esta noite

Leia tudo sobre: brasileirão 2011

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG