Equipe acerta mais passes, dribles e tem maior posse de bola, mas ainda finaliza menos que no Carioca

Satiro Sodré/Divulgação AGIF
Caio Júnior completou cem dias no comando do Botafogo
Ao ser contratado pelo Botafogo em março, para substituir o técnico Joel Santana, Caio Júnior declarou logo na primeira entrevista coletiva que buscaria um estilo de jogo de mais posse de bola e ofensividade . Há cem dias no comando da equipe carioca, algumas mudanças no padrão tático já podem ser vistas com base nas estatísticas do Carioca e Brasileirão. Os números são do Footstats e estão disponíveis no aplicativo iG Esporte para iPhone e iPad .

Tenha as estatísticas no seu iPhone e faça comparações entre times e jogadores

Principal atributo trabalhado por Caio Júnior nos treinamentos, o passe certo e a posse de bola já sofreram aumento, comparando a média das partidas do Campeonato Carioca com o Brasileirão. Além deles, a equipe também está acertando mais dribles em comparação com o torneio estadual. Porém, apesar da evolução, o técnico acha que o time ainda precisa crescer e ganhar mais maturidade em alguns aspectos.

Siga o iG Botafogo no Twitter e receba todas as informações do seu time em tempo real

"É uma equipe aplicada taticamente, todos com função defensiva, todos com função ofensiva. Hoje todos (os times) têm que marcar, jogar com velocidade, ter posse de bola. E a posse de bola é um fator que precisamos melhorar. No jogo contra o São Paulo, aceleramos quando precisávamos segurar a bola em alguns momentos", declarou o treinador do Botafogo.

Entre para a Torcida Virtual do Botafogo e convide seus amigos

Se o Botafogo fica mais com a bola que antes, outro atributo importante apresentou queda. E a explicação pode estar na ausência de um jogador: Loco Abreu. Enquanto no Campeonato Carioca, a média de finalizações certas por partida era de 4,9, no Brasileirão o número caiu para 4,7. Principal homem de conclusão, Loco Abreu está com a seleção do Uruguai para a disputa da Copa América e ainda não atuou em nenhum jogo do Brasileirão.

Para o treinador, a volta do atacante uruguaio fará o time ter mais opções ofensivas. "O Loco nos dá possibilidade de bolas na área, tem um cabeceio muito bom. (O esquema) fica perfeito com o Abreu também, porque é necessário ter uma referência. Ele vai ter que entender bem o sistema, a recomposição, e a velocidade a gente tem com outros jogadores", declarou Caio Júnior em entrevista à rádio Brasil.

Sem partidas neste final de semana, por conta da partida de estreia da seleção brasileira pela Copa América, o Botafogo só volta a jogar na próxima quinta-feira, contra o Atlético-GO, no estádio Engenhão, às 19h30. O clube está na quarta colocação do Brasileirão, com 14 pontos em sete jogos.

Atributo

Campeonato Carioca Campeonato Brasileiro
Posse de bola 11:54 min 13:55 min
Drible certo 9,1 12,9
Cruzamento certo 5,1 4,3
Finalização certa 4,9 4,7
Passe certo 246,6 291,1

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.