Todos os finalistas da prêmio da Fifa jogam pelo Barcelona. Treinador foi incluído como finalista na disputa pelo prêmio de técnico do ano

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=esporte%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237882171091&_c_=MiGComponente_C

A Fifa (Federação Internacional de Futebol e Associados) anunciou na última segunda-feira os três finalistas ao prêmio de melhor jogador do mundo em 2010, e pela primeira vez desde que a entidade começou a distribuir o troféu, em 1991, um único clube irá preencher o pódio. Foram indicados os meias Iniesta e Xavi e o atacante Messi , todos do Barcelona. Para o técnico Josep Guardiola, do clube catalão, o argentino, atual detentor do prêmio, leva vantagem na busca pelo bi.

"O Messi é o melhor, mas Xavi e Iniesta também merecem por tudo o que significam e pelas suas trajetórias. Ficarei imensamente feliz independentemente de quem ganhar, pois sei que vai partilhar o prêmio com todos os companheiros", declarou o comandante.

Getty Images
Xavi e Iniesta são titulares da seleção espanhola, enquanto Messi joga pela Argentina

Guardiola afirmou que o domínio do Barcelona na premiação foi justo, e disse concordar com a exclusão de nomes como Wesley Sneijder e Diego Forlán, que eram cotados ao menos para estarem entre os três primeiros.

"São muitos profissionais que votam no prêmio. Com um volume de votos assim é muito difícil que o resultado seja injusto", argumentou.

Além dos três atletas que estão na luta pela Bola de Ouro, o Barcelona terá outro concorrente na busca por um troféu. Guardiola foi incluído como finalista na disputa pelo prêmio de técnico do ano , que foi instituído pela Fifa neste ano. Ele disputará a honraria com José Mourinho (atualmente no Real Madrid, que treinou a Inter de Milão no primeiro semestre) e Vicente Del Bosque (campeão mundial com a Espanha), dois profissionais que receberam elogios do treinador do time catalão.

"Sendo um dos nomeados não seria bonito dar a minha opinião, mas creio que tanto Mourinho como Del Bosque o merecem. Um venceu tudo a nível de clubes (Mourinho), o outro foi campeão do mundo de seleções (Del Bosque). A minha nomeação apenas demonstra que o Barcelona promove todos os que o representam", afirmou.

Na sua opinião, quem foi o melhor jogador do mundo em 2010?


Andrés Iniesta

Lionel Messi

Xavi Hernández



A consulta é realizada somente entre internautas e não tem valor de amostragem científica

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.