Time de Caio Júnior entrou na zona de classificação do Gauchão após gol de Douglas Grolli

Kleber teve atuação discreta em vitória do Grêmio
Futura Press
Kleber teve atuação discreta em vitória do Grêmio
Foi difícil, complicado e até dramático. Porém, o Grêmio obteve sucesso no começo da busca por três vitórias obrigatórias na reta final do Gauchão. Na noite desta quarta-feira, em Erechim, com um gol aos 48 minutos do segundo tempo, venceu o Ypiranga por 2 a 1. De virada. E, pela primeira vez na temporada, entrou na zona de classificação da Taça Piratini, o primeiro turno do Estadual. Um alívio para Caio Júnior.

Veja a classificação, os resultados e os próximos jogos do Campeonato Gaúcho

Foi o próprio treinador quem havia definido a necessidade de ganhar esta e as partidas contra Santa Cruz e São José. Com dez pontos, a equipe de Porto Alegre subiu para o quarto lugar da Chave 2 entre oito times – pode cair para sexto se o Veranópolis pontuar diante do Lajeadense nesta quinta-feira. Apenas os quatro primeiros avançam na competição. O Ypiranga é sétimo na Chave 1, com dois pontos.

Twitter iG Grêmio: Notícias e comentários em tempo real

O Grêmio, agora, enfrenta o Santa Cruz, sábado, no Olímpico. O Ypiranga, um dia depois, desafia o Cerâmica.

O jogo

Marcelo Moreno marcou um gol para o Grêmio
Futura Press
Marcelo Moreno marcou um gol para o Grêmio
As trapalhadas começaram antes mesmo de a bola rolar. Ao entrar em campo com a camiseta azul marinho, o terceiro uniforme, o Grêmio não se deu conta que poderia confundir com o preto da arbitragem. A troca pelo celeste era o prenúncio de uma noite para ser esquecida.

Tudo começou por mais uma troca tática embora nenhum treino deste porte seja feito há uma semana. No 4-4-2 em duas linhas, o meio-campo no clássico Gre-Nal estava posicionado em losango, Leandro fracassou na armação. A ligação ao ataque era na base do chutão ou com passes laterais embora a posse de bola, no primeiro tempo, tenha chegado a 62%.

O problema é que os jogadores pareciam não saber o que fazer com a bola. Neste panorama, apenas um chute a gol foi registrado. E o Ypiranga, nos contragolpes, levou perigo. Foi assim que, .aos 23 minutos, após falha de Naldo, Lucas Silva foi à linha de fundo e cruzou para Rodrigo Jesus desviar de Victor e abrir o placar.

Caio Júnior trocou imediatamente Leandro por Gilberto Silva. Desta forma, Marco Antônio passou a ser o protagonista pela armação. Não funcionou. Ao menos o time parou de correr riscos. O intervalo foi de vaias e a volta para o segundo tempo, com a tradicional camiseta tricolor, a terceira mudança da noite, trouxe uma frase forte do comandante:

"Temos de ter mais atitude, personalidade, honrar a camisa do Grêmio. Aí, sobra para o treinador".

A bronca pareceu dar resultado. Aos quatro minutos, Marcelo Moreno cabeceou para grande defesa de Vizoto. Os cruzamentos para o centroavante, aliás, especialmente da direita, foram a grande arma tricolor. Gabriel, então, aos 12, descobriu o camisa 9. Ele cutucou e empatou: 1 a 1.

À exceção de um belo lançamento de Marquinhos e chance desperdiçada por Marco Antonio, o Grêmio quase nada fez. Pareceu ter cansado. Evitando o pior, quase sofreu o segundo em chute de Edinho.

Foi quando, aos 48 minutos, Douglas Grolli fez de cabeça e determinou a vitória no sufoco: 2 a 1. E alívio para Caio Júnior.


FICHA TÉCNICA
YPIRANGA 1 X 2 GRÊMIO

Local: Estádio Colosso da Lagoa, em Erechim
Data: 8 de fevereiro de 2012, quarta-feira
Horário: 22h (de Brasília)
Árbitro: Fabrício Neves Correa
Auxiliares: Alexandre Kleiniche e Daniel Soder
Cartões amarelos: Éder Gaúcho e Tomas (Ypiranga); Naldo e Douglas Grolli (Grêmio)

Gols:

Ypiranga: Rodrigo Jesus, aos 23 minutos do primeiro tempo.

Grêmio: Marcelo Morenos, aos 12 minutos, e Douglas Grolli, aos 48 minutos do segundo tempo.

YPIRANGA: Vizoto; Rafael, Anderson Santos, Éder Gaúcho e Cléber Luiz; Pansera, Almeida, Tomas e Edinho; Rodrigo Jesus e Lucas Silva (Lelo, depois Tiago Duarte). Técnico: Joel Costa.

GRÊMIO: Victor; Gabriel, Douglas Grolli, Naldo e Bruno Collaço; Fernando, Marquinhos (André Lima), Marco Antonio (Biteco) e Leandro (Gilberto Silva); Kleber e Marcelo Moreno. Técnico: Caio Júnior.

Entre para a Torcida Virtual e convide seus amigos

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.