Tamanho do texto

Ao completar 108 anos, time gaúcho alia boa fase no Brasileirão à data para mudar de estádio

Arquibancadas da Arena do Grêmio começaram a ser construídas
Divulgação
Arquibancadas da Arena do Grêmio começaram a ser construídas
Todo 15 de setembro é especial para o Grêmio . Em 2011, porém, o dia do aniversário tem tudo para ser um dos mais importantes da história de 108 anos . Isto porque o clube gaúcho comemora a recuperação no Brasileirão com a realização do sonho de ter um novo estádio.

Entre para a Torcida Virtual e convide seus amigos

Twitter iG Grêmio: Notícias e comentários em tempo real

A boa fase em campo, com alívio de escapar do rebaixamento , e a definição da data de entrega da Arena, marcada para 30 de novembro de 2012, são considerados os presentes ideias, ao menos, por dirigentes, membros da comissão técnica e jogadores. O meia Marquinhos, por exemplo, disse ser difícil encontrar outro clube com tanta “coisa boa”:

“O Grêmio é mundialmente conhecido por suas conquistas e não se dá por satisfeito. Continua crescendo a cada ano que passa. A Arena é um belo exemplo. O torcedor, que é apaixonado, tem motivos de sobra para comemorar”.

Com três vitórias seguidas, o time de Celso Roth subiu para 12º lugar na tabela de classificação . A data de entrega da obra, realizada pela construtora OAS, no bairro Humaitá, em Porto Alegre, foi definida após chegar a 30% da conclusão.

“A Arena não é mais o futuro do clube. É o presente”, resumiu Eduardo Antonini, vice-presidente do clube e presidente da Grêmio Empreendimentos, empresa criada para gerir o projeto.

Ao custo de R$ 500 milhões, o novo estádio terá capacidade para 60,7 mil espectadores . Será a atração principal de um complexo que prevê ainda centro de convenções de mais de 20 mil m², um hotel com 240 apartamentos, um shopping Center, um centro empresarial, uma área residencial e 5,3 mil vagas de estacionamento. Não foi escolhido para sediar jogos da Copa do Mundo de 2014, porém, pode receber a Copa das Confederações, um ano antes.

O aniversário também terá as comemorações tradicionais. Jantares festivos, queima de fogos e mobilização na internet marcam a data – foi criada a tag #GRÊMIO108anos, que esteve no topo dos Trending Topics (tópicos mais comentados) do Twitter nos últimos dois dias.

Para o técnico Celso Roth, o desfecho ideal poderia ocorrer ao final do Brasileirão:

“O fato de se completar 108 anos já é motivo suficiente para comemorar. Se pudesse escolher um presente, seria fazer uma grande campanha no Brasileirão, e quem sabe chegar ao título. Depois do desequilíbrio que houve no início do campeonato, um título seria fantástico”.

Até porque o jejum é grande. Depois de ganhar um Mundial Interclubes, duas Libertadores, uma Recopa Sul-Americana, dois Campeonatos Brasileiros da Série A, um Campeonato Brasileiro da Série B, quatro Copas do Brasil e 36 Campeonatos Estaduais, o Grêmio não conquista um título relevante desde 2001 – o tetra da Copa do Brasil.

Arquibancadas da Arena do Grêmio começaram a ser construídas
Divulgação
Arquibancadas da Arena do Grêmio começaram a ser construídas