Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Grêmio e Atlético-PR fazem confronto direto pelo G4 no Olímpico

Equipe que sair vencedora da partida em Porto Alegre dependerá apenas de suas forças para terminar o Brasileiro entre as quatro primeiras

Gazeta Esportiva |

Um dos jogos mais aguardados da antepenúltima rodada do Campeonato Brasileiro ocorrerá neste sábado, às 19h30 (horário de Brasília), no Estádio Olímpico. Grêmio e Atlético-PR disputam um confronto direto por um lugar entre os quatro primeiros da competição. A equipe que sair vencedora da partida em Porto Alegre dependerá apenas de suas forças para terminar o certame dentro do G4, que pode dar uma vaga à próxima edição da Libertadores caso a Copa Sul-Americana deste ano não seja vencida por um clube brasileiro.

Sexto colocado, com 54 pontos (dois pontos e duas posições atrás do Atlético-PR), o Grêmio terá um sério desfalque para a decisão: Jonas, artilheiro do Brasileirão (21 gols), cumprirá suspensão automática após sua expulsão na última rodada, no empate gremista contra o Santos, na Vila Belmiro. Além dele, o lateral direito Gabriel, ainda não recuperado de um edema muscular na coxa, ficará de fora.

Para a vaga de Gabriel, Edilson será o titular. Para a de Jonas, o técnico Renato Gaúcho faz mistério: tanto Júnior Viçosa quanto Diego Clementino têm chances. O volante Adilson declarou durante a semana que nem mesmo uma mudança de esquema, com o time passando a atuar no 4-5-1, poderia ser descartada. Neste caso, Souza entraria no meio-campo e André Lima atuaria como único atacante. Mas a possibilidade é remota.

Na zaga, a ausência é Rafael Marques, que levou o terceiro cartão amarelo no empate com o Peixe, sábado passado. Neuton entrará em seu lugar. A boa notícia para Renato é que Douglas estará à disposição. O meia, que atuou na derrota da seleção brasileira para a Argentina na última quarta-feira, teve seu julgamento adiado pelos auditores do STJD. Como só irá ao banco dos réus no dia 26, poderá atuar contra o Atlético-PR.

Quem causa preocupação ao Grêmio é Paulo Baier, autor de gols importantes na caminhada do Furacão neste Campeonato Brasileiro. Segundo o meia Lúcio, não é apenas nas cobranças de falta que o articulador atleticano preocupa, mas também com bola rolando. Na última partida, contra o Grêmio Prudente, Baier marcou um gol de cabeça no fim do jogo, que decretou a vitória paranaense.

Em vantagem na classificação, já ocupando seu lugar no G-4, o Furacão tem a missão de conquistar nas últimas rodadas 100% de aproveitamento e, assim, depender de suas próprias forças para fazer sua parte no Brasileirão, ficando apenas no aguardo de um tropeço dos brasileiros na Copa Sul-Americana. O objetivo pode até não ser totalmente atingido, mas tirar pontos fora de casa diante de um adversário direto também é bom negócio.

O técnico Sérgio Soares tem como único desfalque o lateral Élder Ganja, que permanece vetado pelo departamento médico. O lateral Paulinho, que cumpriu suspensão, e o goleiro Neto, que estava na seleção brasileira para o amistoso diante da Argentina, são as novidades entre os titulares. As certezas param por aí, já que o treinador rubro-negro faz mistério em relação ao ataque.

O que se sabe é que o Atlético-PR vai a campo com uma postura ofensiva para tentar buscar o resultado. A indefinição está nos nomes. Bruno Mineiro está atravessando uma fase ruim e pode perder sua vaga. Nieto e Maikon Leite estão recuperados de lesões e prontos para serem companheiros de Guerrón. Porém, apenas uma vaga sobra para ser disputada entre os três.

Garantindo está o meia Branquinho, que ao lado de Paulo Baier será responsável por municiar o ataque. O discurso mostra o clima de final e o espírito do Furacão. "É uma decisão e não vamos para lá buscar uma igualdade. Vamos jogar pelo resultado que nos interessa. Nossa equipe não sabe jogar para empatar. E não apenas na Arena. Ela tem se dado bem fora de casa. O Grêmio é adversário direto e temos que estar focados para fazer o nosso jogo. Vamos para lá com raça e determinação para conquistar a vitória", finalizou.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X ATLÉTICO-PR

Local:
Estádio Olímpico, Porto Alegre (RS)
Data: 20 de novembro de 2010, sábado
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Sálvio Spínola Fagundes Filho (Fifa-SP)
Auxiliares: Marcelo Carvalho (SP) e Vicente Romano Neto (SP)

GRÊMIO: Victor; Edilson, Paulão, Neuton e Fábio Santos; Fábio Rochemback, Adilson, Lúcio e Douglas; Júnior Viçosa (Diego Clementino) e André Lima
Técnico: Renato Gaúcho

ATLÉTICO-PR: Neto; Wagner Diniz, Manoel, Rhodolfo e Paulinho; Chico, Deivid, Paulo Baier e Branquinho; Guerrón e Nieto
Técnico: Sérgio Soares

Leia tudo sobre: atlético-prcampeonato brasileirogrêmio

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG