Técnico acredita que a garotada possa repetir o sucesso alcançado pelo time campeão do Mundial em 1981

O time do Flamengo campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior se tornou uma grande aposta do técnico Vanderlei Luxemburgo para repetir no futuro o que viveu como jogador. Lorran, de 18 anos, será mais um dessa turma a ser aproveitado como titular entre os profissionais, domingo, às 16h, contra o Madureira, em Macaé, acompanhando os passos de Negueba.

No confronto válido pela quinta rodada da Taça Rio, Luxemburgo ainda vai escalar como titular Rafael Galhardo , de 19 anos, que é lateral-direito, mas atuará como meia. A dupla de garotos vai substituir Willians e Renato , que estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo.

“Esse trabalho (de base) já existia no Flamengo. Com a experiência que temos, sempre montamos grandes times com jogadores revelados no clube. O problema é que eles estavam indo embora muito rapidamente e não dava tempo de manter um time por dois anos”, comentou Luxemburgo.

Como jogador, o atual técnico do Flamengo cresceu numa geração que contava com a base do time campeão do mundo de 1981. Luxemburgo é compadre de Zico, tem Jayme de Almeida como auxiliar técnico, Cantarele como preparador de goleiros e a amizade de Júnior. Laços que ele espera passar para as próximas promessas.

“Essa geração campeã carioca juvenil no ano passado e campeã da copinha esse ano pode repetir a minha geração e a do Djalminha, do Marcelinho e sustentar o Flamengo por algum período”, explicou Luxemburgo. “Futebol é formação e manutenção. Não é ciência exata. Se continuarem juntos, vão se acostumar um com o outro em campo e levar isso para a vida deles. Aumenta o conhecimento, a afinidade e passam a se doar mais um pelo outro”, emendou.

Além de Galhardo, Negueba e Lorran, Luxemburgo tem em seu elenco o goleiro César e o volante Muralha, de 18 anos, além do atacante Diego Maurício , de 19. O lateral-esquerdo Anderson, também de 18 anos, já fez parte do grupo principal, mas voltou a treinar com os juniores.

“Claro que não são eles que terão a responsabilidade. Ela cai sobre os jogadores consagrados, como o Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves . Eles precisam ser orientados pelos jogadores mais experientes, como Maldonado e Renato”, afirmou Luxemburgo.

O Flamengo está na terceira colocação do Grupo A da Taça Rio, com oito pontos, um a menos do que Boavista e Vasco. Os dois primeiros colocados se classificam para as semifinais da competição.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.