Número de espectadores na MLS dispara de 2009 para 2010, enquanto NHL vê queda em sua audiência

Os Estados Unidos finalmente estão se rendendo ao “soccer”. Pelo menos é o que apontam os dados do Censo realizado no país em 2010 e divulgados nesta sexta-feira pela Foxnews . Historicamente ofuscada pelos tradicionais futebol americano, basquete, beisebol e hóquei no gelo, a liga de futebol está perto de se tornar a quarta mais popular entre os norte-americanos, superando a de hóquei no gelo.

No último ano, as partidas MLS (Major League Soccer, na sigla em inglês) atraíram média de 16.675 espectadores. O número representa um crescimento de 4% sobre o registrado em 2009. Já a NHL (National Hockey League) teve média de 17.072 torcedores em seus jogos de 2010, uma queda de 3% em relação à temporada anterior.

Estádio lotado para Los Angeles Galaxy x Seattle Sounders, abertura da temporada 2011 da MLS
Getty Images
Estádio lotado para Los Angeles Galaxy x Seattle Sounders, abertura da temporada 2011 da MLS
Fora das arquibancadas, também pode ser observado o crescimento da liga de futebol. As transmissões pela televisão vêm atraindo cada vez mais interessados. O duelo inaugural da MLS em 2011 foi assistido por 604 mil telespectadores em inglês, o que confere um crescimento de 112% na audiência. Os números obtidos nas demais partidas se equivalem ou superam as transmissões de hóquei.

Estes dados eram inimagináveis em 2000, quando a MLS ainda caminhava com dificuldade. Uma década depois, se a tendência for mantida, em pouco tempo a liga de “soccer” irá oficialmente superar a de hóquei no gelo na preferência dos norte-americanos.

Latinos impulsionam subida
O aumento da popularidade do futebol nos Estados Unidos vai ao encontro do crescimento da população latina no país. De acordo com o Censo 2010, os hispânicos já são 17% de toda a nação, sendo que 85% destes têm como origem países cujo futebol é o esporte preferido.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.