Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Futebol ameaça hóquei como 4º esporte mais popular dos EUA

Número de espectadores na MLS dispara de 2009 para 2010, enquanto NHL vê queda em sua audiência

Pedro Taveira, iG São Paulo |

Os Estados Unidos finalmente estão se rendendo ao “soccer”. Pelo menos é o que apontam os dados do Censo realizado no país em 2010 e divulgados nesta sexta-feira pela Foxnews. Historicamente ofuscada pelos tradicionais futebol americano, basquete, beisebol e hóquei no gelo, a liga de futebol está perto de se tornar a quarta mais popular entre os norte-americanos, superando a de hóquei no gelo.

No último ano, as partidas MLS (Major League Soccer, na sigla em inglês) atraíram média de 16.675 espectadores. O número representa um crescimento de 4% sobre o registrado em 2009. Já a NHL (National Hockey League) teve média de 17.072 torcedores em seus jogos de 2010, uma queda de 3% em relação à temporada anterior.

Getty Images
Estádio lotado para Los Angeles Galaxy x Seattle Sounders, abertura da temporada 2011 da MLS
Fora das arquibancadas, também pode ser observado o crescimento da liga de futebol. As transmissões pela televisão vêm atraindo cada vez mais interessados. O duelo inaugural da MLS em 2011 foi assistido por 604 mil telespectadores em inglês, o que confere um crescimento de 112% na audiência. Os números obtidos nas demais partidas se equivalem ou superam as transmissões de hóquei.

Estes dados eram inimagináveis em 2000, quando a MLS ainda caminhava com dificuldade. Uma década depois, se a tendência for mantida, em pouco tempo a liga de “soccer” irá oficialmente superar a de hóquei no gelo na preferência dos norte-americanos.

Latinos impulsionam subida
O aumento da popularidade do futebol nos Estados Unidos vai ao encontro do crescimento da população latina no país. De acordo com o Censo 2010, os hispânicos já são 17% de toda a nação, sendo que 85% destes têm como origem países cujo futebol é o esporte preferido.

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG