Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Frieza dos números diminui impacto de trio talentoso no Flamengo

Com Bottinelli no time, sobram gols para Thiago Neves e Ronaldinho Gaúcho, mas estatísticas pouco mudam

Thales Soares, iG Rio de Janeiro |

Gazeta
Bottinelli (ao fundo) corre para comemorar com David, Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves no jogo contra o Avaí
Depois da goleada por 4 a 0 sobre o Avaí, sábado passado, na primeira rodada do Campeonato Brasileiro, o técnico Vanderlei Luxemburgo fez elogios ao "trio talentoso" formado por Bottinelli, Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves. Os dois craques devem adorar a escalação do argentino desde o início do jogo, pois, com ele em campo, os gols da dupla se multiplicaram.

Os números são do Footstats e estão disponíveis no aplicativo iG Esporte para iPhone e iPad

Thiago Neves marcou 10 gols na temporada, sendo cinco deles nos sete jogos em que o trio foi escalado desde o início. Ronaldinho fez quatro de seus seis da mesma forma. O argentino balançou a rede pela primeira vez com a camisa do Flamengo em um jogo de competição justamente na goleada sobre o Avaí.

Mas a frieza das estatísticas deixa dúvidas sobre a influência do trio sobre o desempenho do time. Com o trio como titular, foram quatro vitórias, dois empates e uma derrota, aliás, a única no ano. Com exceção da média de posse de bola, que é de 48 segundos (6%) a mais com eles como titulares, e faltas recebidas (16,7 contra 15,9), a diferença é mínima, em percentuais.

Com o trio, o time ainda perde em algumas estatísticas importantes na temporada, como desarmes por jogo, percentual de finalizações certas, além da média de gols sofridos. Há um empate técnico em média de gols marcados e assistências, assim como no percentual de acerto nos dribles e passes.

No aproveitamento de pontos conquistados, o percentual também é menor com o trio atuando como titular. Foram 14 conquistados em 21 possíveis, com 66,7% de aproveitamento, contra 72,7% do time na temporada em 28 jogos disputados.

Contra o Bahia, domingo, em Salvador, pela segunda rodada do Brasileiro, Luxemburgo terá mais uma vez o trio como titular. Os desfalques são Willians, punido pelo clube pela cotovelada em Negueba no treinamento de quarta-feira, e Leonardo Moura, ainda em recuperação de uma lesão no joelho direito.

null Comparação das médias por jogo do Fla no ano com os jogos em que Bottinelli, Ronaldinho e Thiago Neves foram escalados juntos:

Estatística

Com o trio Temporada
Assistências 1,4 1,5
Desarmes 21,1 22,4
Dribles certos 70% 69%
Faltas recebidas 16,7 15,9
Finalizações certas 32% 35,7
Gols marcados 1,9 1,8
Gols sofridos 0,9 0,7
Passes certos 90% 90,3%
Posse de bola 15min14s 14min26s

 

Leia tudo sobre: FlamengoBrasileirão 2011

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG