Tamanho do texto

Argentino Lanzini e Rafael Sóbis fizeram os gols do time carioca, enquanto Rogério Ceni descontou para os paulistas, no Morumbi

null

No primeiro turno, logo na primeira rodada do Campeonato Brasileiro , o São Paulo foi até o Rio de Janeiro e derrotou o Fluminense por 2 a 0. Nesta quarta-feira, porém, quem se deu melhor foram os cariocas, que venceram os paulistas dentro do Morumbi por 2 a 1, em partida válida pela 20ª rodada do torneio nacional. Foi a terceira derrota são-paulina em seus domínios, e a terceira para times cariocas - as outras foram para Vasco e Botafogo.

Siga o iG São Paulo no Twitter

No primeiro tempo, o Fluminense foi quem deu as cartas. A equipe de Abel Braga se sentiu em casa e partiu para cima do São Paulo, sem correr muitos perigos na defesa. O jovem argentino Lanzini aproveitou rebote de Rhodolfo em chute de Marquinho para marcar o gol que deu a vantagem à equipe carioca nos primeiros 45 minutos.

Entre para a Torcida Virtual do São Paulo e convide seus amigos

O São Paulo voltou melhor depois do intervalo com Willian José na vaga de Rivaldo. Mas, mesmo pressionando, o Fluminense ampliou o placar com Rafael Sóbis, aos 19 minutos. Dez minutos mais tarde, após pênalti de Leandro Euzébio em Dagoberto, Rogério Ceni diminuiu o prejuízo, mas ficou nisso.

A próxima partida do São Paulo será no sábado que vem, contra o Figueirense, em Florianópolis. A equipe não poderá contar com Jean, expulso nesta quarta, e com Lucas, que vai para a seleção brasileira. Piris, no Paraguai, também é desfalque. No mesmo dia, o Fluminense recebe o Atlético-GO, no Engenhão. Ambas as partidas estão marcadas para às 18h (de Brasília).

O jogo
Mesmo jogando fora de casa, o Fluminense começou a partida à vontade, ocupando o campo de defesa do São Paulo e não deixando o rival sair jogando. Tanto que logo aos seis minutos, Marquinho recebeu livre na entrada da grande área, avançou sozinho e chutou forte para boa defesa de Rogério Ceni.

Durante toda primeira metade da partida, os visitantes dominaram os anfitriões, que não conseguiam chegar ao ataque. Escalado como titular, Rivaldo teve atuação apagada, assim como Cícero, que jogou mais recuado. Nos cariocas, o argentino Lanzini dava trabalho para a defesa são-paulina com muita velocidade e habilidade.

E foi ele que colocou a bola na rede adversária aos 18 minutos. Marquinho arriscou chute da entrada da área, a bola desviou em Rhodolfo e sobrou livre para o jovem meia, que nem dominou na frente de Ceni e deslocar o goleiro batendo de primeira, no ângulo. Foi o primeiro gol de Lanzini no Campeonato Brasileiro.

Lanzini comemora o primeiro gol do jogo no Morumbi
Futura Press
Lanzini comemora o primeiro gol do jogo no Morumbi
O São Paulo resolveu acordar e teve sua primeira chance clara aos 35 minutos. Dagoberto passou pela marcação de Leandro Euzébio e chutou firme para boa defesa de Cavalieri. A bola ainda bateu na trave antes de sair. Dois minutos depois, Dagoberto deu assistência para Casemiro, que invadiu a área e errou bisonhamente o chute.

Diante da ineficiência do seu ataque no primeiro tempo, Adilson Batista sacou Rivaldo e voltou com Willian José para a etapa final. Com um minuto, após cobrança de escanteio, Rhodolfo quase marcou. Depois, aos seis minutos, Lucas soltou a bomba de fora da área e bola passou raspando a trave de Cavalieri.

E no momento em que o São Paulo era superior no duelo e buscava o empate a todo custo, o Fluminense ampliou. Fred recebeu lançamento na área e ajeitou de cabeça para trás. Rafael Sóbis, que tinha acabado de entrar na vaga de Ciro, chutou por baixo de Rogério Ceni: 2 a 0 para os visitantes.

Quando a partida já parecia ganha a favor o Flu, Leandro Euzebio derrubou Dagoberto na área, pênalti convertido por Rogério Ceni aos 29 minutos. O gol deu esperanças para o time da casa, apesar do susto que passou no lance seguinte. Fred arriscou de fora da área e a bola saiu raspando a meta são-paulina.

Aos 37 minutos, Jean cometeu falta na entrada da área e, como já tinha o cartão amarelo, foi expulso de campo. Na cobrança da infração, Fred colocou no cante esquerdo, mas Rogério voou para praticar a defesa. Com um a menos e sem poder de reação, os anfitriões só assitiram os visitantes administrarem o resultado final de 2 a 1.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 1 X 2 FLUMINENSE

Local : Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data : 31 de agosto de 2011, quarta-feira
Horário : 21h50 (de Brasília)
Público : 7.910 pagantes (90 crianças)
Renda : 185.130,00 (bruta); 103.716,99 (líquida)
Árbitro : Elmo Resende Cunha (GO)
Assistentes : Roberto Braatz (Fifa-PR) e Cristhian Sorence (GO)
Cartões amarelos : Mariano, Fred (FLU); Juan, Wellington, Jean, Rogério Ceni (SP)
Cartão vermelho: Jean (SP)

GOLS :
FLUMINENSE: Lanzini, aos 18' do 1º tempo; Rafael Sóbis, aos 19' do 2º tempo
SÃO PAULO: Rogério Ceni, aos 29' do 2º tempo

SÃO PAULO : Rogério Ceni; Jean, João Filipe, Rhodolfo e Juan; Wellington, Casemiro (Cañete), Rivaldo (Willian José) e Cícero; Lucas e Dagoberto (Marlos). Técnico : Adilson Batista

FLUMINENSE : Diego Cavalieri; Mariano, Gum, Leandro Euzébio e Marquinho; Edinho, Diogo, Fernando Bob (Digão) e Lanzini (Souza); Ciro (Rafael Sóbis) e Fred. Técnico : Abel Braga.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.