Times se enfrentaram 3 vezes no estádio do Botafogo. Até aqui, foram 2 empates e 1 vitória tricolor

O domingo será decisivo para Vasco e Fluminense no Campeonato Brasileiro . As duas equipes se enfrentam às 17h no Engenhão com chances reais de brigar pelo título. É preciso, porém, secar o Corinthians , líder da competição, que enfrenta o Figueirense em Florianópolis. Acostumado a jogar em São Januário, onde disputou 33 partidas este ano e perdeu apenas duas vezes , o time cruzmaltino terá pela frente dois complicadores: um gramado em condições críticas e as estatísticas favoráveis à equipe tricolor no estádio alugado pelo Botafogo .

Confira a classificação do Brasileirão

Desde que o Engenhão foi construído, em 2007, para a disputa dos Jogos Pan-Americanos do Rio, Vasco e Fluminense se enfrentaram em três oportunidades. Curiosamente, de novembro do ano passado para cá. O time das Laranjeiras leva vantagem: dois empates e uma vitória.

VEJA TAMBÉM: Cristóvão teme que desgaste contra La U prejudique time domingo

O primeiro confronto aconteceu no ano passado. Em partida válida pelo Brasileiro, o momento das duas equipes apontava a vitória dos tricolores, então dirigidos por Muricy Ramalho e líder da competição. Já o Vasco, sob o comando de Paulo César Gusmão, lutava para se manter no grupo da Sul-Americana . O resultado foi 1 a 0 para o futuro campeão brasileiro , gol do jovem atacante Tartá ainda no primeiro tempo.

VEJA TAMBÉM: Wagner é aprovado em exames médicos e assina com o Flu na quinta

Juninho desloca Cavalieri para abrir o placar para o Vasco no Engenhão contra o Fluminense
Agência Estado
Juninho desloca Cavalieri para abrir o placar para o Vasco no Engenhão contra o Fluminense
Em 2011 não houve vencedor. No dia 27 de março, pelo Campeonato Carioca , o clássico terminou empatado em 0 a 0 . O Vasco se refazia do começo marcado pelo vexame, com seguidas derrotas no estadual e recorde negativo de aproveitamento. Sob o comando de Ricardo Gomes, hoje se recuperando de um AVC hemorrágico , o time já convencia torcida e opinião pública – tanto que três meses mais tarde sagrava-se campeão da Copa do Brasil .

Siga o Twitter do iG Vasco e receba notícias do time em tempo real

No dia 21 de agosto, o confronto valeu pelo primeiro turno do Brasileiro . Juninho Pernambucano , de pênalti, pôs o Vasco na frente. Mas Rafael Moura deixou tudo igual na segunda etapa (1 a 1). A razão para as duas equipes terem jogado somente a partir de 2010 no Engenhão é o fechamento do Maracanã para obras visando à Copa do Mundo de 2014, no Brasil. O estádio está em reforma desde o primeiro semestre do ano passado. A previsão é que ele esteja pronto para a Copa das Confederações, em 2013.

Entre na torcida virtual do Vasco e opine sobre o clássico com o Fluminense

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.