Resultado foi o bastante para garantir o Flu na Libertadores. Fred marca, mas fica na vice-artilharia

nullO clássico entre Fluminense e Botafogo terminou empatado em 1 a 1 e Volta Redonda, na tarde deste domingo, na despedida das duas equipes na temporada 2011. Fred e Felipe Menezes marcaram os únicos gols do jogo, que confirmou a terceira colocação do Flu no Campeonato Brasileiro e a classificação à Libertadores com 63 pontos. O Botafogo terminou em nono com 56.

Empate garante o Flu na Libertadores em 2012. Confira a classificação do Brasileiro

O jogo

Apesar do caráter amistoso do duelo, o jogo no Raulino de Oliveira começou quente. O Flu saiu na frente logo aos 4 minutos. Diguinho é lançado na esquerda da área, vai à linha de fundo e cruza. A bola chega em Fred livre pleo meio, a um metro das pequena área. O atacante mata no peito e manda para o barbante, marcando seu 22° gol neste Campeonato Brasileiro. O ídolo do Flu ficou apenas um gol atrás da artilharia, que ficou Borges, do Santos, com 23 gols.

Após o gol, o time das Laranjeiras tentou segurar o jogo e manter a posse de bola, mas o Bota não demorou a reagir. Aos 11, depois de uma boa troca de passes de seu meio-campo, Renato enfiou para Felipe Menezes na entrada da área. O camisa dez aplicou um belo drible no marcador e bateu cruzado de canhota, e a bola entrou no canto esquerdo de Diego Cavalieri.

O Botafogo se animou com o empate e quase virou aos 13, numa bela jogada de Maicosuel. O atacante recebeu ainda perto da linha média e partiu em velocidade pelo lado esquerdo. Ele foi deixando todo mundo para trás, entrou na área e chutou rente à trave direita do Flu.

O jogo passou alguns momentos de muita disputa no meio campo, até que o time das Laranjeiras chegou com perigo aos 22, num chute de Marquinho. O meia recebeu de Diguinho, girou e mandou rente ao poste esquerdo de Jefferson. O Botafogo responde e consegue uma sequência de escanteios, mas acaba sempre parando em Diego cavalieri.

O jogo voltou a cair de ritmo, e, mesmo com uma tentativa de pressão do Alvinegro no final do primeiro tempo, o placar ficou no 1 a 1 na ida para os vestiários. Só o Flu voltou diferente para o segundo tempo, com Matheus Carvalho no lugar de Rafael Sobis e o duelo continuou bem disputado.

O primeiro a chegar com perigo foi o Flu, com Fred recebendo livre na direita e tentando o cruzamento para a área. Matheus Carvalho, porém, não conseguiu chegar. A resposta alvinegra foi imediata. Alessandro enfiou em profundidade para Felipe Menezes, que foi a linha de fundo e levantou na medida para Loco Abreu. O uruguaiu subiu na linha da pequena área mas cabeceou em cima de Diego Cavalieri.

E o Bota começa a ter mais chances. Aos 14 foi Marcelo Mattos que arriscou de longe e viu a bola desviar em mariano antes de sair com perigo pela linah de fundo. Já aos 18, foi Maicosuel que soltou a bomba e Cavalieri defendeu. O Flu teve seu momento aos 21, quando Matheus Carvalho cabeceou em cima de Jefferson e o goleiro salvou no susto.

O Botafogo chegou a marcar aos 25, mas o lance foi anulado. Numa cobrança de falta da intermediária, a bola foi levantada na área e Loco Abreu escorou, mas em posição irregular. O Bota buscava a pressão, mas não conseguia espaços. Até que o volante Valencia fez mais uma falta dura e levou o segundo amarelo, deixando o Flu com dez em campo.

Os comandados de Flávio Tênius ainda tiveram uma chance de virar o jogo antes do apito final, quando, aos 42, Loco Abreu acertou um chute de dentro da área e obrigou Cavalieri a grande defesa para salvar o Tricolor. Mas, no fim, ficou a igualdade no placar.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1 X 1 FLUMINENSE

Local: Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)
Data: 4 de dezembro de 2011 (Domingo)
Horário: 17h(de Brasília)
Árbitro: Antônio Schneider (RJ)
Assistentes: Luiz Muniz de Oliveira (RJ) e Rodrigo Correa (RJ)
Cartões amarelos: Marcelo Mattos, Felipe Menezes, Elkeson (Botafogo), Diguinho, Marquinho, Valencia, Leandro Euzébio (Flu)
Cartão vermelho: Valencia
Gols: BOTAFOGO: Felipe Menezes, aos 11min do 1° tempo
FLUMINENSE: Fred, aos 4min do 1° tempo

BOTAFOGO: Jéfferson, Lucas, Gustavo, Fábio Ferreira e Cortês; Marcelo Mattos, Renato, Felipe Menezes, Elkeson e Maicosuel; Loco Abreu
Técnico: Flávio Tênius

FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Mariano, Leandro Euzébio, Elivélton e Carlinhos; Valencia, Diguinho, Marquinho (Diogo) e Deco (Lanzini); Rafael Sobis (Matheus Carvalho) e Fred
Técnico: Abel Braga

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.