Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Flu tenta melhor campanha e ignora 'maldição' da Libertadores

Desde 1999, com a mudança para o atual formato, melhor time da fase de grupos não conquista o título

Renan Rodrigues, iG Rio de Janeiro |

Caio Amy/Photocamera
Deco não teme retrospecto negativo e diz que Fluminense tentará ser primeiro geral
Já classificado para as oitavas de final da Copa Libertadores, o Fluminense tem uma outra motivação para a partida contra o Boca Juniors, nesta quarta-feira, às 22h, no Engenhão, pelo grupo 4. Se vencer o time argentino, e o Vélez Sarsfield empatar ou perder para o Chivas Guadalajara, a equipe das Laranjeiras irá garantir o primeiro lugar geral na fase de grupos.

Deixe o seu recado e comente a notícia com outros torcedores

Além de enfrentar o time de pior campanha entre os 16 classificados, o Fluminense terá a vantagem de jogar as segundas partidas nos confrontos eliminatórios sempre em casa. O benefício, porém, não tem sido decisivo para os clubes desde 1999, quando a atual fórmula de disputa entrou em vigor. Nenhum primeiro colocado geral na fase de grupos levou o troféu desde então.

Leia mais: Abel minimiza ausência de Riquelme e elogia raça do Boca Juniors

Apesar da infeliz coincidência para os clubes que tiveram melhor campanha na primeira fase, o meia Deco garante que os números não entram em campo e, mesmo com o histórico negativo até aqui, o Fluminense tentará ao máximo terminar na primeira posição geral.

Veja mais: Recuperado, Edinho treina normalmente e deve enfrentar o Boca Jrs

"No futebol, números e coincidências estão ai para serem quebrados, não existe uma lógica ou regra. A gente não pensa nisso, simplesmente joga e faz o que tem que fazer. No final das contas, mesmo se não conquistarmos o título ou não aproveitarmos esse fator, não dá para falar que não é uma vantagem. Todos os times vão dizer que gostariam de decidir o segundo jogo em casa. Agora se vai ser campeão por causa disso, realmente não quer dizer nada", disse o meia.

Os clubes brasileiros inclusive são os que mais sofreram com a queda na fase de mata-mata após liderarem na fase de grupos. Desde 1999, em nove oportunidades os times daqui sofreram com a 'maldição'. O Corinthians é o 'campeão', com três quedas nas eliminatórias depois de ter a melhor campanha da primeira fase (1999, 2003 e 2010).

Veja também: Flu já vendeu mais de 29 mil ingressos para jogo contra o Boca

Para o técnico Abel Braga, além do primeiro lugar geral a liderança do grupo 4 também é importante. Como exemplo, o treinador cita o Vélez, que em 2006 teve melhor campanha, mas caiu nas quartas de final da Libertadores. O Internacional, clube comandado pelo treinador na época, que ficou em segundo no geral, se beneficiou e decidiu todos os jogos até a final no Beira-Rio.

"Quando fui campeão com o Inter, em 2006, logo no primeiro mata-mata o Vélez, que tinha sido o primeiro, foi eliminado. Mas nós vamos tentar a melhor classificação possível. Primeiro queremos ser o primeiro do grupo. Com um empate, ao menos o terceiro lugar geral a gente garante, e ai jogamos em casa a não ser que a gente enfrente o primeiro ou segundo", disse.

Leia também: Fluminense não tem dinheiro para aquisição de CT, diz presidente

Fluminense e Boca Juniors se enfrentam nesta quarta-feira, às 22h, no Engenhão. O time carioca lidera o grupo 4 da Copa Libertadores, com 12 pontos, enquanto os argentinos aparecem na segunda colocação, com sete. O Boca Juniors terá o desfalque do meia Riquelme, enquanto o Fluminense irá com força máxima para o duelo.

Veja o destino dos primeiros colocados gerais nas últimas edições:

2011 - Cruzeiro - Eliminado nas oitavas de final
2010 - Corinthians - Eliminado nas oitavas de final
2009 - Grêmio - Eliminado na semifinal
2008 - Fluminense - Vice-campeão
2007 - Santos - Eliminado na semifinal
2006 - Vélez Sársfield - Eliminado nas quartas de final
2005 - River Plate - Eliminado na semifinal
2004 - Santos - Eliminado nas quartas de final
2003 - Corinthians - Eliminado nas oitavas de final
2002 - América-MEX - Eliminado na semifinal
2001 - Vasco - Eliminado nas quartas de final
2000 - América-COL - Eliminado nas oitavas de final
1999 - Corinthians - Eliminado nas quartas de final

Ajude o time do Fluminense a subir no ranking da Torcida Virtual

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG