Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Flamengo vence, se classifica e complica a vida do Botafogo

Thiago Neves marca os dois gols da vitória por 2 a 0, neste domingo, no Engenhão, e time está na semifinal

Thales Soares, Rio de Janeiro |

O Flamengo foi simples, objetivo e pode ter matado dois coelhos com uma cajada só, como diz o velho ditado. Com gols de Thiago Neves, venceu o Botafogo por 2 a 0, neste domingo, no Engenhão, e garantiu uma das vagas do Grupo A para as semifinais da Taça Rio com uma rodada de antecedência. Já o rival, que está em terceiro lugar no Grupo B, precisa vencer o América e torcer por uma derrota de Olaria ou Fluminense para Vasco e Nova Iguaçu, respectivamente.

O jogo ficou ainda mais importante com a vitória do Fluminense sobre o Americano por 5 a 1. Com o resultado, o Flamengo entrou mais tranquilo, pois terminaria a rodada em segundo lugar mesmo com uma derrota. O Botafogo precisava da vitória a qualquer custo para voltar à zona de classificação do Grupo B.

nullCom a necessidade da vitória, o técnico Caio Júnior colocou o Botafogo para marcar a saída de bola do Flamengo. Até teve bom resultado, impedindo a troca de passes do rival e conseguindo recuperar a posse rapidamente. Mas o time não conseguiu transformar essa tática em chances de gol.

O primeiro lance de perigo aconteceu apenas aos 15 minutos, quando Rodrigo Alvim acertou um ótimo cruzamento para Ronaldinho Gaúcho, que, livre, cabeceou para fora. A resposta do Botafogo foi quase imediata. Desta vez, Herrera cruzou e Loco Abreu conseguiu chegar na bola, mas faltou direção e Willians afastou o perigo.

O lado esquerdo de ataque do Flamengo, aliás, foi muito utilizado no primeiro tempo. O Botafogo concentrou sua marcação em Leonardo Moura, com Somália, e deixou Rodrigo Alvim livre para jogar, apostando na pouca efetividade do jogador no ataque.

O Flamengo ficou algum tempo sem conseguir atacar com perigo e o Botafogo se aproveitou para pressionar. Alessandro fez um bom cruzamento pelo lado direito, mas Loco Abreu cabeceou para fora, aos 20 minutos. Pouco depois, Marcelo Mattos arriscou de fora da área e assustou o goleiro Felipe.

Ronaldinho Gaúcho estava com dificuldades com a marcação de João Filipe. Na sua melhor chance, depois de driblar Arévalo, foi travado pelo zagueiro na hora do chute. Mas, aos 37, não teve jeito. Renato recebeu de Rodrigo Alvim e cruzou para Thiago Neves tocar para o fundo do gol, abrindo o placar para o Flamengo.

Caio Júnior resolveu mudar o time. Ele colocou Lucas no lugar de Bruno Tiago logo no intervalo. Depois, foi a vez de Guilherme, lateral-esquerdo de origem, entrar na vaga do volante Somália, que atuou improvisado na posição. Ainda assim, o Botafogo não conseguiu ter chances reais de gol.

O Flamengo voltou a tocar a bola, mas também arriscou pouco, com Ronaldinho Gaúcho muito discreto, sempre pelo lado esquerdo do ataque, à espera de uma boa chance. O Botafogo continuou tentando os cruzamentos para a área em busca de Loco Abreu, mas sem sucesso.

Aos 29, o Flamengo teve sua melhor chance no segundo tempo. Ronaldinho Gaúcho lançou Thiago Neves, que tocou no meio para Diego Maurício, mas o zagueiro Lucas salvou antes de o atacante ter a chance de tocar para o gol vazio, com Jéfferson batido na jogada. A resposta do Botafogo aconteceu, aos 33, quando Marcelo Mattos quase marcou em chute de fora da área.

Para corar a vitória, Thiago Neves ainda fez mais um. Depois de grande jogada de Leonardo Moura, ele fez o segundo gol e o bonde do Mengão sem freio voltou a circular no Engenhão, aos 45 minutos do segundo tempo. Foi o sexto gol dele, artilheiro do time na temporada.

FICHA TÉCNICA – BOTAFOGO 0 x 2 FLAMENGO

Local: Engenhão, no Rio de Janeiro
Data: 10 de abril de 2010, domingo
Horário: 18h30
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Assistentes: Luiz Antônio Muniz de Oliveira (ambos do RJ)
Público: 17.524 pagantes
Renda: R$ 487.905,00
Cartões amarelos: Caio, Arévalo, Everton, Antônio Carlos, Herrera, Somália (Botafogo), Willians, Welinton, Ronaldinho Gaúcho, Maldonado, David (Flamengo)
GOLS:
Flamengo: Thiago Neves, aos 37 minutos do primeiro tempo e aos 45 do segundo

Botafogo:
Jéfferson, Alessandro, Antônio Carlos, João Filipe e Somália (Guilherme); Arévalo, Marcelo Mattos, Bruno Tiago (Lucas) e Everton (Caio); Herrera e Loco Abreu
Técnico: Caio Júnior

Flamengo:
Felipe, Leonardo Moura, Welinton, David e Rodrigo Alvim; Maldonado (Ronaldo Angelim), Willians (Fierro), Renato e Thiago Neves; Ronaldinho Gaúcho e Deivid (Diego Maurício)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Leia tudo sobre: flamengobotafogocampeonato carioca 2011

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG