Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Flamengo está prestes a consolidar pior defesa de título dos pontos corridos

Time só supera campanha do Cruzeiro de 2004 se vencer todos os jogos e ainda precisa torcer contra Palmeiras, Vasco e Ceará

Thales Soares, iG Rio de Janeiro |

O Flamengo está muito perto de fazer história no Campeonato Brasileiro de 2010, mas de forma negativa. No momento, com 40 pontos, na 13ª colocação, faltando quatro rodadas para o fim, tem a pior defesa de título desde 2003, quando foi implantado o sistema de pontos corridos.

Primeiro campeão no novo sistema, o Cruzeiro de 2004 terminou o Campeonato Brasileiro na 13ª colocação, a mesma ocupada pelo Flamengo. O desempenho é melhor levando em consideração que na época 24 clubes disputavam a competição, quatro a mais do que a versão atual.

Proporcionalmente, o Flamengo só conseguirá superar a campanha do Cruzeiro de 2004 se alcançar a 10ª colocação. No momento, o Palmeiras ocupa a posição, com 50 pontos, 10 de vantagem. O time comandado por Vanderlei Luxemburgo seria obrigado a vencer os quatro jogos que faltam e torcer para o rival conseguir no máximo dois empates.

Além disso, ainda precisaria secar Ceará, que tem 44 pontos, e Vasco, 45, clubes que estão à frente na tabela de classificação. Ou seja, só mesmo um milagre, como aquele que o técnico Joel Santana operou em 2005 para salvar o Flamengo do rebaixamento, resolveria o problema.

Os outros times que defenderam o título na era dos pontos corridos conseguiram colocações ainda melhores. O Corinthians foi o nono em 2006 e o São Paulo terminou em primeiro em 2007 e 2008 e em terceiro em 2009. Na história do Campeonato Brasileiro, desde 1971, nunca um campeão caiu para a Série B no ano seguinte.

A preocupação do time no momento é outra. Sábado, contra o Atlético-MG, na Arena do Jacaré, terá um confronto direto na luta contra a queda para a Série B. O Flamengo tem quatro pontos a mais do que o rival, que está na 16 colocação, uma acima da zona de rebaixamento.

Leia tudo sobre: campeonato brasileiroflamengofutebol

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG