Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Flamengo e Figueirense travam batalha direta pela Libertadores

O duelo desta quinta-feira, no Engenhão, poderá ser decisivo para definir o futuro das duas equipes em 2012

Gazeta |

Flamengo e Figueirense se enfrentam nesta quinta-feira, às 20h30 (de Brasília), no Estádio do Engenhão, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, em um verdadeiro confronto direto por uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores.

Confira a classificação atualizada do Campeonato Brasileiro

O time catarinense tem se tornado a verdadeira sensação da competição, pois não perde há 13 jogos, tendo vencido seus últimos seis compromissos. O mais recente foi uma virada por 2 a 1 sobre o Atlético-MG. Com 56 pontos, o time catarinense passou a integrar a zona de classificação para a competição continental, tirando de lá justamente os flamenguistas, que estacionaram com 55 pontos após a derrota por 2 a 0 para o Coritiba no fim de semana.

Leia mais: Jorginho crê em título e diz se arrepender de atitude na seleção

Se o Figueirense atravessa um grande momento, o Flamengo tem consciência de que uma crise muito grande vai se instalar na Gávea em caso de tropeço. Com o investimento que foi feito, ninguém no clube admite ficar fora da disputa da Libertadores de 2012. Tentando evitar uma frustração ainda maior dos torcedores, os atletas garantem estarem focados apenas no duelo com o Figueirense e já nem falam mais em título.

Veja também: No aniversário do Flamengo, Patrícia Amorim pede vitória como presente

"Nós temos agora que focar no próximo jogo sempre e tentar ganhar as partidas que nos restam neste Campeonato Brasileiro. Caso o título não seja possível, devemos lutar muito pela vaga na Copa Libertadores", disse o meia Renato Abreu. Esse discurso cauteloso e a preocupação apenas com o Figueirense é um sinal de que o adversário chamou a atenção de todos na Gávea. A começar pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, que pediu que seus comandados fiquem em estado de alerta com a sensação desta reta final de Campeonato Brasileiro.

AE
Renato Abreu quer ver o Flamengo preocupado apenas com o jogo contra o Figueirense, mas já fala em lutar apenas pela Libertadores

"Nós vamos enfrentar a equipe que mais cresceu nesta reta final de Campeonato Brasileiro e sabemos o tamanho do problema que nos espera. Mas o Flamengo tem como objetivo disputar a próxima Copa Libertadores e para isso é fundamental ganharmos esse confronto direto. O Figueirense é postulante à vaga e por isso se torna fundamental para a nossa equipe vencer", disse Luxemburgo.

Entre para a Torcida Virtual do seu time e convide seus amigos

Para o compromisso diante do Figueirense, o Flamengo terá modificações em relação ao time que foi derrotado pelo Coritiba. A começar pela camisa 1, pois Felipe está suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo no Paraná, e caberá a Paulo Vitor proteger a meta flamenguista. Outra modificação acontecerá na zaga, com o retorno de Alex Silva, que cumpriu suspensão diante dos paranaenses e fica na vaga de Ronaldo Angelim. David Braz será seu companheiro, pois Welinton, então titular, foi barrado contra o Coritiba por estar acima do peso ideal.

AE
O técnico Jorginho admite que para sonhar com o título, o Figueirense precisa de um bom resultado contra o Flamengo

Pelo lado do Figueirense, o técnico Jorginho continua adotando um discurso humilde, mesmo com a série positiva de sua equipe. Ele, porém, reconhece que é preciso conquistar um bom resultado no Rio de Janeiro. "Vamos enfrentar uma série de adversários diretos na luta por uma vaga na Copa Libertadores e nesse tipo de jogo é sempre importante conquistar um resultado positivo. Respeitamos o Flamengo, mas reconheço que o nosso pensamento é o de vitória. Queremos beliscar algo bom neste Campeonato Brasileiro", disse Jorginho, que sabe que sua equipe ainda terá pela frente Fluminense e Corinthians, postulantes a uma vaga na Copa Libertadores, assim como o Flamengo.

O Figueirense terá apenas uma alteração em relação à formação que derrotou o Atlético. O lateral esquerdo Juninho retorna de suspensão e, com isso, Helder fica novamente como opção no banco de reservas.

null

No primeiro turno do Campeonato Brasileiro, Figueirense e Flamengo se enfrentaram em Santa Catarina e empataram por 2 a 2. O clube carioca abriu 2 a 0 com gols de Deivid, mas Somália e Edson Silva garantiram a igualdade no marcador.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO X FIGUEIRENSE

Local: Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 17 de novembro de 2011 (Quinta-feira)
Horário: 20h30 (de Brasília)
Árbitro: Evandro Rogério Roman (Fifa-PR)
Assistentes: Roberto Braatz (Fifa-PR) e Gilson Bento Coutinho (PR)

FLAMENGO: Felipe; Leonardo Moura, Alex Silva, David Braz e Junior Cesar; Aírton, Maldonado, Renato Abreu e Thiago Neves; Ronaldinho Gaúcho e Deivid
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

FIGUEIRENSE: Wilson; Bruno, Edson Silva, Roger Carvalho, Helder; Ygor, Túlio, Coutinho, Elias; Julio Cesar e Wellington Nem
Técnico: Jorginho

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG