Pesquisa nas 12 maiores regiões metropolitanas do país informa que clubes empatam com 13% da preferência

Reprodução de trecho da pesquisa referente às torcidas
Reprodução
Reprodução de trecho da pesquisa referente às torcidas
Donos das maiores torcidas do Brasil, mas tradicionalmente com vantagem do clube carioca sobre o paulista, Flamengo e Corinthians agora estão empatados neste quesito. Segundo pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira, os dois clubes aparecem com 13% da preferência dos torcedores.

Em seguida são citados São Paulo (8%), Palmeiras (6%) e Cruzeiro (4%). O instituto ainda não divulgou o posicionamento das demais torcidas.

Veja também: Corinthians mantém marca mais valiosa. Santos é o que mais cresce

A pesquisa, que aborda os hábitos de consumo de quem costuma acompanhar o noticiário esportivo, foi realizada entre os meses de abril e julho deste ano. Foram entrevistadas 9 mil pessoas que acompanham o noticiário esportivo via TV ou internet, com mais de 10 anos, nas 12 maiores regiões metropolitanas do país.

Entre para a Torcida Virtual do seu time e veja o mapa com a distribuição em todo Brasil

Em pesquisa anterior do Ibope, divulgada em junho de 2010 e abrangendo o público em geral, o Flamengo aparecia com 17,2% da preferência dos torcedores. O Corithians, com 13,4%. A terceira e a quarta colocações seguiam com São Paulo (8,7%) e Palmeiras (6%).

Ronaldo em alta
Outro tópico abordado pela pesquisa foi o índice de popularidade dos principais atletas ou ex-atletas do país. Foram indicados 18 nomes aos entrevistados que costumam acompanhar esportes na televisão.

O nome mais citado foi o do ex-atacante Ronaldo , com 15% de preferência. O Fenômeno ficou à frente de Neymar , do Santos , com 12%, e até mesmo de Pelé , o terceiro mais citado, com 11%. Ronaldinho Gaúcho (8%) e Ayrton Senna (3%) vieram em seguida.

Para 83% dos entrevistados, os esportistas dão mais credibilidade às marcas que representam.

Reprodução de trecho da pesquisa referente às torcidas
Reprodução
Reprodução de trecho da pesquisa referente às torcidas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.