Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Flamengo e Corinthians empatam como maiores torcidas, diz Ibope

Pesquisa nas 12 maiores regiões metropolitanas do país informa que clubes empatam com 13% da preferência

iG São Paulo |

Reprodução
Reprodução de trecho da pesquisa referente às torcidas
Donos das maiores torcidas do Brasil, mas tradicionalmente com vantagem do clube carioca sobre o paulista, Flamengo e Corinthians agora estão empatados neste quesito. Segundo pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira, os dois clubes aparecem com 13% da preferência dos torcedores.

Em seguida são citados São Paulo (8%), Palmeiras (6%) e Cruzeiro (4%). O instituto ainda não divulgou o posicionamento das demais torcidas.

Veja também: Corinthians mantém marca mais valiosa. Santos é o que mais cresce

A pesquisa, que aborda os hábitos de consumo de quem costuma acompanhar o noticiário esportivo, foi realizada entre os meses de abril e julho deste ano. Foram entrevistadas 9 mil pessoas que acompanham o noticiário esportivo via TV ou internet, com mais de 10 anos, nas 12 maiores regiões metropolitanas do país.

Entre para a Torcida Virtual do seu time e veja o mapa com a distribuição em todo Brasil

Em pesquisa anterior do Ibope, divulgada em junho de 2010 e abrangendo o público em geral, o Flamengo aparecia com 17,2% da preferência dos torcedores. O Corithians, com 13,4%. A terceira e a quarta colocações seguiam com São Paulo (8,7%) e Palmeiras (6%).

Ronaldo em alta
Outro tópico abordado pela pesquisa foi o índice de popularidade dos principais atletas ou ex-atletas do país. Foram indicados 18 nomes aos entrevistados que costumam acompanhar esportes na televisão.

O nome mais citado foi o do ex-atacante Ronaldo, com 15% de preferência. O Fenômeno ficou à frente de Neymar, do Santos, com 12%, e até mesmo de Pelé, o terceiro mais citado, com 11%. Ronaldinho Gaúcho (8%) e Ayrton Senna (3%) vieram em seguida.

Para 83% dos entrevistados, os esportistas dão mais credibilidade às marcas que representam.

Reprodução
Reprodução de trecho da pesquisa referente às torcidas

Leia tudo sobre: FlamengoCorinthiansSão PauloPalmeirasCruzeiro

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG