Tamanho do texto

Clube já participou de três edições, mas nunca venceu. Primeiro jogo é quarta-feira, contra o Atlético-PR

O Flamengo já foi campeão da Copa Libertadores, jogou duas decisões de Copa Mercosul, vencendo uma, e disputou a final da extinta Supercopa dos campeões da Libertadores. Apesar da tradição em competições continentais, o clube ainda não conseguiu festejar uma vitória sequer em três edições da Copa Sul-Americana. Nesta quarta-feira, às 21h50, contra o Atlético-PR , no Engenhão, o time inicia sua quarta participação.

Entre para a Torcida Virtual do Flamengo e convide seus amigos

Será a primeira vez que o Flamengo disputará a competição valendo vaga para a Copa Libertadores do ano seguinte. A Conmebol incluiu o benefício no regulamento na edição de 2010, quando o Goiás perdeu a final para o Independiente, da Argentina. O único time brasileiro campeão da Sul-Americana é o Internacional, vencedor em 2008.

Siga o iG Flamengo no Twitter e receba as notícias do time em tempo real

“Sabemos que a Sul-Americana é o caminho mais rápido para a Libertadores. Temos time e elenco para brigar também por esta competição. O momento é de desligar o interruptor do Brasileiro. Nossas atenções estão voltadas para o Atlético-PR que é um adversário muito complicado", avisou Renato.

Desde a criação da competição, em 2002, o Flamengo disputou seis jogos. Conseguiu quatro empates e duas derrotas, sempre sendo eliminado na fase nacional da competição. O mais próximo que o time chegou da classificação foi em 2004, quando caiu nas cobranças de pênaltis no duelo com o Santos , depois de empates em 0 a 0 e 2 a 2. Na época, gols como visitante não era critério de desempate.

Na edição de 2003, o time disputou um triangular em turno único com Internacional e Santos e sofreu duas derrotas (3 a 1 e 3 a 0, respectivamente). Em 2009, o Flamengo disputou o clássico com o Fluminense na fase nacional da competição. Foram dois empates, em 0 a 0 e 1 a 1, mas como jogou como mandante no segundo jogo acabou eliminado pelo critério de gols como visitante.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.