Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Fla e Vasco jogam clássico separados por um ponto no Brasileiro

Com destaque para duelo entre Ronaldinho e Dedé, times se enfrentam neste domingo, às 16h, no Engenhão

Hilton Mattos e Thales Soares, iG Rio de Janeiro |

AE
Dedé é a grande estrela do Vasco no momento
Separados por um ponto na tabela de classificação e na disputa do título do Campeonato Brasileiro, Flamengo e Vasco entram em campo neste domingo, às 16h, no Engenhão, pela 19a rodada da competição, num clássico em que a rivalidade entre os clubes estará ainda mais a acentuada. Entre escritas e com conquistas na bagagem, a disputa entre os selecionáveis Ronaldinho Gaúcho e Dedé será o centro das atenções.

Entre para a Torcida Virtual e convide seus amigos

"Quem já está acostumado a jogar clássico sabe que é muito difícil, independentemente da posição dos times na tabela de classificação. É muito importante ter tranquilidade e jogar com muita concentração", disse o lateral-direito Leonardo Moura, que já enfrentou o Vasco 20 vezes com a camisa do Flamengo. "No clássico, temos que tirar proveito de tudo e passar essa experiência para os mais jovens".

Veja a classificação e a tabela de jogos do Brasileirão

Os dois foram chamados pelo técnico Mano Menezes para o amistoso da seleção brasileira contra Gana, em Londres, no dia 5 de setembro. Ronaldinho já soma 10 gols no Brasileiro e comandou o Flamengo na arrancada rumo ao segundo lugar e na conquista invicta do Campeonato Carioca. Dedé recebeu sua segunda convocação em uma grande temporada, coroada com o título da Copa do Brasil.

A missão de Dedé, no momento, é mais árdua. Nos últimos 10 encontros, o Vasco venceu apenas um e não comemora uma vitória há seis jogos. Na série, o Flamengo conseguiu vencer cinco vezes e empatar quatro, incluindo a decisão da Taça Rio, quando superou o rival nas cobranças de pênaltis, depois do placar ficar em 0 a 0 no tempo normal.

"No Carioca teve falta bem próxima da área, com Ronaldinho e Thiago Neves na bola. Dificultou muito o nosso posicionamento. Tem de ter concentração, a gente conhece a maneira de ele (Ronaldinho) bater na bola. Mas é imprevisível, são muitas situações diferentes. Até embaixo da barreira ele já cobrou. Não tem de pular quando sai a bola", alertou o goleiro Fernando Prass.

O momento, agora, é outro e os dois times fazem grande campanha no Brasileiro. Mesmo com a vaga na Copa Libertadores de 2012 assegurada, o Vasco não abandonou a competição. Com 34 pontos, está em quarto lugar, apenas um ponto atrás do Flamengo. O líder é o Corinthians, com 37.

"É um clássico com teor de decisão. Espero que o último (no encerramento do segundo turno) também seja assim. Vamos degustar o primeiro. É uma rivalidade regional, que vale também as primeiras posições na tabela do Brasileiro. Temos a oportunidade de acabar em segundo", analisou o técnico Ricardo Gomes. "É cedo para falar em melhor time, só em dezembro dá para dizer. Ambos vivem bons momentos, conquistaram o Carioca e a Copa do Brasil", emendou.

AE
Dedé é a grande estrela do Vasco no momento

Apesar da importância do jogo, o clássico apenas encerra o primeiro turno do Brasileiro deste ano. Ainda há mais 19 rodadas a serem disputadas. Um novo encontro está marcado para o dia 4 dezembro, quando a competição termina. A expectativa é de que ele seja mais uma decisão.

“O campeonato não termina domingo. Temos de ter o amadurecimento e o discernimento para entender dessa fora. O clássico tem seu peso e num Vasco x Flamengo tudo pode acontecer. Mas a vida de um ou de outro vai seguir mesmo com a derrota. Na segunda-feira, quem perder, não pode achar que acabou tudo. Começa uma nova vida, com mais 19 jogos pela frente”, afirmou o técnico do Flamengo, Vanderlei Luxemburgo.

null

FICHA TÉCNICA – FLAMENGO X VASCO
Local:
Engenhão, no Rio de Janeiro
Data: 28 de agosto de 2011, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Péricles Bassols (RJ)
Assistentes: Dibert Pedrosa Moisés e Luiz Muniz de Oliveira (ambos do RJ)

Flamengo: Felipe, Leonardo Moura, Alex Silva, Welinton e Júnior César; Willians, Luiz Antônio, Renato e Bottinelli (Negueba); Ronaldinho Gaúcho e Deivid
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Vasco: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Renato Silva e Julinho; Rômulo, Eduardo Costa, Juninho e Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro
Técnico:
Ricardo Gomes

Leia tudo sobre: FlamengoVascoBrasileirão 2011

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG