Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Fifa planeja permitir 4ª substituição durante prorrogações

Medida teria como objetivo elevar nível técnico das partidas e evitar lesões durante tempo extra

iG São Paulo |

Getty Images
Para evitar gols mal-anulados, uso de tecnologia na linha de fundo também será estudado
No próximo encontro da Ifab (International Football Association Board), entidade que define as regras do futebol, que será realizado no próximo dia 3 de março, a Fifa irá propor a possibilidade de permitir uma quarta substituição em partidas de mata-mata que terminam empatadas e vão para a prorrogação. A medida tem como objetivo evitar lesões e melhorar o nível técnico, já que o desgaste físico nestas situações é muito grande.

Leia também: Ásia pede revisão de regra que proíbe uso de véu por mulheres

"O Fifa Task Force Football 2014, o comitê médico e o comitê de futebol apoiam a proposta [de permitir a quarta substituição" com o objetivo de manter o nível técnico até o 120º minuto de jogo e para proteger a saúde dos atletas" declarou a entidade em nota oficial.

Outra alteração importante que voltará à pauta das discussões da International Board é a possibilidade de utilização de tecnologia na linha de gol. Entretanto, uma definição sobre este assunto só será divulgada no dia 2 de julho, em Kiev, no dia seguinte à final da Eurocopa 2012. Outra alternativa que será avaliada é a utilização do sistema com cinco árbitros, dois deles na linha de fundo para auxiliar as decisões do juiz principal.

E ainda: Comitê da Fifa se reúne para discutir regra do impedimento e fair play

Além disso, também será estudada uma possibilidade já em vigor no Brasil há muito tempo. A International Board avaliará o uso do spray, testado na Copa América 2011, para demarcar a distância de 9,15m entre a bola e a barreira durante uma cobrança de falta.

Também será analisado se a proibição aos véus utilizados por jogadoras muçulmanas em partidas oficiais deverá ser revogada. A AFC (Confederação Asiática de Futebol, em inglês) divulgou em seu site um pedido pela revisão desta regra na última segunda-feira, que deverá ser avaliado pela International Board no próximo encontro.

Leia tudo sobre: futebol mundialfifainternational boardifab

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG