Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Fifa oferece assistência e pede explicações às autoridades egípcias

Dezenas de pessoas morreram em confronto de torcedores, após partida em Port Said na quarta-feira

iG São Paulo |

A Fifa divulgou nesta quinta-feira uma carta enviada pela entidade à EFA (Associação Egípcia de Futebol). No documento, o presidente da entidade máxima do futebol, Joseph Blatter, se diz disposto a ajudar os egípcios no que for preciso. Ao mesmo tempo, o dirigente informou que a entidade "solicitou às autoridades egípcias um relatório completo dos incidentes ocorridos para avaliar o que aconteceu".

Na última quarta-feira, dezenas de pessoas morreram e centenas ficaram feridas em uma invasão de campo na cidade de Port Said , no nordeste do Egito. O tumulto aconteceu após a vitória do Al-Masry por 3 a 1 sobre o Al-Ahly, invicto até então.

“A Fifa ofereceu todo o suporte para a Associação Egípcia de Futebol e vai fornecer a assistência necessárias”, afirmou Blatter, sem informar que tipo de ajuda será prestada.

Testemunhas do massacre no Port Said Stadium, no Egito, ocorrido na última quarta-feira em uma partida entre Al-Masry e Al-Ahly, e que culminou em 79 mortos, de acordo com a rede de TV CNN, relatam que viram torcedores sendo esfaqueados e outros sufocados até a morte tentando fugir dos agressores , armados com pedaços de pau, pedras e facas.

Este é o pior tragédia da história do futebol egípcio e o maior do futebol mundial em 16 anos. O último incidente dessa magnitude registrado num campo de futebol foi na partida entre Guatemala e Costa Rica, em outubro de 1996, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 1998. Na ocasião, 78 pessoas morreram e 180 ficaram feridas.

O presidente da federação egípcia de futebol, Samir Zaher, anunciou que o campeonato está suspenso por tempo indeterminado. A procuradoria geral de justiça do Egito ordenou abertura de investigação imediata.
 

Leia tudo sobre: egitofutebol mundial

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG