Ideia é repetir o que foi feito na África do Sul, onde escolhas de datas e de sedes de grupos ocorreram no segundo semestre

selo

Diante dos atrasos das obras no Brasil para a Copa do Mundo de 2014 , a Fifa decidirá somente em outubro onde será a abertura do Mundial. As definições sobre como será feita a divisão dos grupos da primeira fase, as cidades-sedes que receberão estas chaves e até mesmo a data de início da competição também foram postergadas. O evento será realizado nos dias 21 e 22 de outubro, em Zurique, na Suíça, na sede da Fifa.

A entidade havia prometido às federações de todo o mundo e aos patrocinadores que a indefinição sobre o Brasil seria encerrada finalmente no dia 28 de julho. O objetivo da entidade era fazer não apenas o sorteio das Eliminatórias, como também os anúncios sobre a organização do Mundial.

O secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, havia estabelecido como meta o final de julho e Joseph Blatter, presidente da Fifa, chegou a fazer ameaças se a data não fosse respeitada. Mas nada disso foi suficiente.

Em um e-mail à reportagem do "Estado", a Fifa indicou que "não há a necessidade de uma reunião do Comitê Organizador da Copa do Mundo antes do sorteio preliminar". A declaração contradiz o que a Fifa havia dito antes.

Em Los Cardales, na Argentina, onde a seleção brasileira está concentrada para disputar a Copa América a partir desta sexta-feira, o diretor de comunicação da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Rodrigo Paiva, negou que tenha ocorrido um adiamento para a escolha do local de abertura do Mundial. "Não tem novidade nisso. Esta definição ocorrerá no segundo semestre", disse Paiva. A ideia seria repetir o que já foi feito na Copa da África do Sul, que também definiu local de abertura e a distribuição das sedes pelos grupos no segundo semestre de 2007 (no mês de setembro).

Na prática, a escolha do local de abertura ocorrendo em outubro deste ano dá um fôlego novo ao estádio do Corinthians, o Fielzão, que ainda luta para definir a autorização para receber incentivos fiscais para a obra , no terreno de Itaquera. A futura arena corintiana é cotada para receber o jogo de abertura do Mundial.

Outro grande favorito para receber o jogo inaugural é o estádio do Maracanã, já anunciado como palco da decisão do Mundial. Após o Rio de Janeiro ter sido confirmado como sede do IBC (sigla em inglês de Centro Internacional de Transmissões) da Copa do Mundo de 2014, tornou o Maracanã candidato natural para receber a partida de abertura também.

A Fifa promete festas e cantores famosos no dia 28 julho, em evento já confirmado para acontecer na Marina da Glória, no Rio. O evento, que marcará o sorteio das Eliminatórias, é considerado o pontapé inicial para a Copa de 2014.

* Com informaçõe s de Marcel Rizzo e Paulo Passos, enviados iG a Los Cardales

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.