Comitê Organizador aceita garantias financeiras e oficializa arena do Corinthians, mas não define local da abertura

O COL (Comitê Organizador Local) da Copa do Mundo de 2014 informou nesta quarta-feira que aceitou as garantias financeiras para construção do futuro estádio do Corinthians. O anúncio serviu para oficializar a arena como sede dos jogos da Copa do Mundo na cidade de São Paulo.

Com a aprovação do projeto, o estádio de Itaquera está muito próximo de ser confirmado como sede da abertura do Mundial. O Comitê Organizador da Copa de 2014 , entretanto, informa que a cidade que receberá o primeiro jogo será conhecida somente em outubro, entre os dias 20 e 21, após congresso da entidade na Suíça.

Leia também: Sorteio das eliminatórias terá presença de Ronaldo e Neymar no RJ

“Essa aprovação em tempo recorde (menos de um ano) é fruto do empenho do Corinthians e do poder público de São Paulo, em especial do governador Geraldo Alckmin e do prefeito Gilberto Kassab”, disse o presidente do Comitê Organizador Local da Copa, Ricardo Teixeira. A declaração dada pelo cartola ao site oficial do torneio demonstra uma aproximação de Teixeira com o Governo de São Paulo, o que não havia na gestão de José Serra, que chegou a anunciar que não colocaria dinheiro público na construção de estádios para a Copa.

Além de São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Brasília e Rio de Janeiro se candidataram para receber a abertura da Copa. No projeto inicial da Copa do Mundo, São Paulo receberia o primeiro jogo, com o Morumbi sendo o estádio.

Disputas políticas entre o presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ricardo Teixeira, e os dirigentes do São Paulo, além da dificuldade do clube para dar garantias financeiras para o projeto de reforma do Morumbi, enfraqueceram a candidatura do estádio. Em junho de 2010, o arena são-paulina foi excluída do Mundial.

No segundo semestre de 2010, o projeto do Corinthians foi anunciado. Apesar do atraso no início das obras, que só começaram em maio deste ano, o Comitê Organizador Local da Copa sempre defendeu a arena de Itaquera como sede paulista no Mundial.

Torcida invadiu primeiro dia de obras do estádio do Corinthians. Lembre como foi :

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.