Entidade conta edição deste ano como se fosse a sétima. Na verdade, será a oitava vez que o torneio é jogado com a chancela da Fifa

A Fifa (Federação Internacional de Futebol) voltou a se enrolar ao falar do Mundial de clubes que tem sua chancela. Em comunicado sobre a venda de ingressos para o torneio deste ano, distribuído nesta quinta-feira, a Fifa tratou a edição 2011 como se fosse a sétima. Na verdade, será a oitava vez que o torneio acontece sob a organização da entidade.

“A sétima edição da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, a ser disputada entre os dias 8 e 18 de dezembro de 2011, ocorrerá nas cidades japonesas de Yokohama e Toyota City”, diz o site da Fifa, repetindo o erro tanto na versão em inglês quanto na versão em português.

O Mundial foi organizado pela Fifa pela primeira vez em 2000, no Brasil, e teve o Corinthians como campeão. Após um hiato de cinco anos, a competição voltou em 2005. Desde então, tem sido realizada anualmente, totalizando sete edições até agora: 2000, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010. O erro foi corrigido pelo site da Fifa no final da tarde.

Fifa erra conta e ignora uma edição do Mundial que ela própria organiza
Reprodução
Fifa erra conta e ignora uma edição do Mundial que ela própria organiza

A primeira etapa da venda de ingressos para o Mundial 2011 começa no dia 11 de setembro e vai até 25 de setembro. Neste momento inicial, os bilhetes estarão disponíveis somente no site da entidade.

O Mundial já tem quatro clubes definidos: Monterrey (México), Santos (Brasil), Auckland City (Nova Zelândia) e Barcelona (Espanha). Ainda faltam os representantes da África, da Ásia e do Japão, país anfitrião. Se um clube japonês vencer a Copa dos Campeões da Ásia, o campeão japonês será substituído pela equipe não-japonesa mais bem colocada no torneio continental.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.