Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Fifa aprova dispositivos tecnológicos em teste inicial

Sistema usado no tênis e um chamado 'GoalRef' foram aprovados. Em julho será definido se algum será usado na Copa 2014

AE |

selo

AFP
Na Copa do Mundo de 2010, chute de Lampard entrou por 33cm, mas o árbitro não marcou
A Fifa ficou mais perto de adotar sistemas tecnológicos em campo. Em reunião realizada neste sábado, a International Football Association Board aprovou dois dispositivos, entre oito avaliados, que identificam se a bola ultrapassou ou não a linha do gol. Somente em julho, a International Board decidirá se vai escolher alguns destes sistemas para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. 

Deixe seu recado e comente com outros torcedores

Apenas os dispositivos "Hawk-Eye" e "GoalRef" foram aprovados durante a reunião. A International Board os considerou "muito positivos", sem dar maiores detalhes sobre as avaliações. O primeiro sistema já é utilizado nos principais torneios de tênis do mundo. Através de câmeras, o "Hawk-Eye" cria uma projeção visual da jogada e revela se a bolinha caiu dentro ou fora da quadra. 

Você concorda com o uso de tecnologia no futebol? Vote

O dispositivo evitaria equívocos da arbitragem no futebol, como o que aconteceu nas oitavas de final do Mundial de 2010. Na ocasião, o inglês Frank Lampard marcou um gol diante da Alemanha, mas o juiz não confirmou o lance porque não viu que a bola quicou dentro do gol depois de acertar o travessão. 

No entanto, a definição sobre a eventual escolha de um dos sistemas ficará para julho. A International também vai decidir se adicionará mais árbitros, atrás do gol, para evitar erros. Seria uma alternativa ao dispositivo tecnológico. Também em julho será avaliada a utilização do véu por times femininos de países islâmicos.

Reveja o lance do gol de Lampard na Copa que não marcado pelo árbitronull

Leia tudo sobre: fifacopa do mundo 2014tecnologia

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG