Gerente geral do Comitê Organizador Local da Copa elogiou a cidade nesta terça. Decisão sobre local do 1º jogo sairá no dia 20

Guilherme Tosetto
Obras no estádio do Corinthians estão a todo vapor para receber a Copa de 2014
Candidata a receber a abertura do Mundial de 2014 , a cidade de São Paulo recebeu um afago da Fifa nesta terça-feira. Em evento na prefeitura da capital, o gerente geral do COL (Comitê Organizador Local da Copa), Fábio Starling, elogiou a organização paulista e até o andamento da obra do Itaquerão. O dirigente, entretanto, evitou falar sobre o local do primeiro jogo, que será anunciado no dia 20, em Zurique.

“Trata-se da maior cidade e potência econômica da América Latina. Reafirmo a confiança de que a São Paulo atingirá todos os objetivos e alcançará os desejados”, disse Starling, em discurso na cerimônia de lançamento do Comitê Municipal da Copa de 2014.

Governo admite rever Lei Geral da Copa

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, esteve no evento, que lançou o Comitê Paulista da Copa. Antes, os dois e alguns secretários municipais estiveram reunidos com Starling. “O estádio demorou para andar, mas agora está de vento em popa”, afirmou o dirigente para um funcionário da prefeitura.

Starling não falou com a imprensa. “Estou aqui como convidado”, se limitou a dizer. Kassab e o secretário para articulação para a Copa de 2014 em São Paulo, Gilmar Tadeu, disseram estar confiantes na possibilidade da cidade abrir a Copa. Brasília, Salvador e Belo Horizonte também se candidataram para receber o primeiro jogo.

“A decisão é da Fifa. Existe uma expectativa muito positiva nossa em relação a essa decisão”, afirmou o prefeito de São Paulo.

Já Gilmar Tadeu comemorou o que classificou como sinais positivos do representante do COL. “A fala dele foi um bom sinal. Recebemos bons sinais do Fábio Starling, mas ele não pode anunciar algo que não está definido”, disse o secretário.

Idas e vindas

No projeto inicial da Copa do Mundo, a cidade de São Paulo receberia o primeiro jogo do torneio no estádio do Morumbi. Em junho de 2010, a Fifa anunciou que o estádio do São Paulo estava fora do Mundial. “Não foram entregues ao Comitê Organizador Local as garantias referentes ao projeto”, informou na época a entidade.

Dois meses depois, em agosto do 2010, o Corinthians anunciou que faria um estádio em Itaquera. A nova arena foi incluída como sede dos jogos da Copa em São Paulo. As obras para a construção do estádio começaram no dia 30 de maio deste ano .

Porém, o Fielzão não foi confirmado como sede da abertura do Mundial. A divulgação do calendário, com as datas e locais das partidas da Copa de 2014, acontecerá em Zurique no dia 20 de outubro.

Veja fotos das obras no Fielzão:

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.