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Fenômenos Renato e Arena impulsionam as vendas no Grêmio

Camisa ¿retro¿ de 1983, e miniatura do estádio Olímpico ajudam marketing a aumentar sua fatia no orçamento

Altair Santos, especial para o iG |

Atualmente, na famosa Rua da Praia, em Porto Alegre, é normal ver gremistas desfilarem com camisas retrô de 1983, ano em que o Grêmio ganhou o título mundial. Trata-se de uma linha lançada após a chegada do técnico Renato Portaluppi e que tem feito a alegria do marketing do clube. Ela já rivaliza com a venda da camisa do uniforme número um, diz Caco Keller, diretor de marketing da equipe gaúcha.

Segundo a gerência da loja Grêmio Mania, a expectativa é fechar o ano com 5 mil exemplares vendidos da camisa retrô. Ainda mais que, recentemente, o sucesso de vendas propiciou o lançamento de um modelo feminino. Com o fenômeno Renato, a loja duplicou o faturamento. Tanto que o fornecedor, para atender a demanda, precisou aumentar a produção para dar conta. A camisa do Renato de 1983, seja no modelo masculino ou feminino, é a mais procurada, seguida da do Jonas e do goleiro Victor, explica João Basílio, gerente da butique gremista.

O fato é que Renato, como era a expectativa do marketing do Grêmio, impulsionou a venda de produtos relacionados ao Grêmio, sobretudo as camisas. Mas não é apenas o técnico que tem feito a alegria do clube. O novo estádio do clube também. Apesar de a obra não precisar de recursos de marketing para se financiar, pois todo o orçamento é bancado pela construtora OAS, a Arena Grêmio alavancou o comércio de um suvenir do estádio Olímpico.

Como a atual casa gremista será desativada quando a arena estiver concluída, provavelmente em 2013, os torcedores empreenderam uma corrida para ter lembranças do Olímpico. O campeão é uma réplica em miniatura do estádio, vendida por pouco mais de 50 reais. Importada, a peça já obrigou o Grêmio a requerer outro lote. Ela já existia antes mesmo do projeto do novo estádio, mas agora virou uma febre, cita Caco Keller. A miniatura do Olímpico se consolida cada vez mais nas vendas a partir do momento que o torcedor do Grêmio vai tomando consciência de que o Olímpico vai ser demolido e quer ficar com uma lembrança, afirma o gerente da Grêmio Mania.

Atualmente, o marketing do Grêmio, somando todas as ações, responde por 28% do faturamento do clube. Na avaliação do departamento, a chegada de Renato Gaúcho e a saudade antecipada do Olímpico fizeram a conta aumentar em 3%. Antes, estávamos na faixa dos 25%. Com esse impulso, já estamos em 28%, mas podemos fechar o faturamento em 30%, estima Keller, torcendo para que a nova gestão do clube, que assume em 2011, saiba explorar ainda mais esses fenômenos de venda do Grêmio.

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