Mesmo sem título ou com apenas dois pontos em quatro jogos, técnico terá o melhor desempenho

O Paulistão de 2011 já entrou para a história de Felipão . Com aproveitamento de 72% até aqui, este será o melhor Estadual da carreira do treinador em qualquer hipótese. O Palmeiras chegou ao término da primeira fase com 12 vitórias, cinco empates e apenas duas derrotas nos 19 jogos que disputou. Isso sem contar a melhor defesa do Brasil, com apenas oito gols sofridos. E uma derrota logo na fase seguinte não mudaria o retrospecto, apesar de custar o título ainda inédito no currículo dele.

Siga o iG Palmeiras no Twitter e receba todas as informações do seu time em tempo real

Caso o pior cenário se concretize, e o time seja eliminado já nas quartas de final, diante do Mirassol, o desempenho ficaria nos 68% de aproveitamento. O mais perto disso ocorreu em 1999, quando o time foi vice-campeão ao ser derrotado pelo Corinthians na final e o aproveitamento bateu na casa dos 60%, com quatro derrotas.

Nem mesmo duas derrotas em uma eventual final e a classificação até lá com dois empates (vencendo nos pênaltis) tirariam 2011 do ranking de melhor Paulistão de Scolari. Caso isso acontecesse, o aproveitamento bateria na casa dos 62%.

Se vencer os quatro jogos que lhe resta, a marca, obviamente, fica ainda melhor. O aproveitamento ficaria perto dos 77%. Além disso, Felipão levantaria a sua primeira taça como campeão do Estadual mais disputado do país.

Felipão terá melhor desempenho do Paulista em 2011
Gazeta Press
Felipão terá melhor desempenho do Paulista em 2011


Na terceira colocação no ranking de aproveitamento, fica o último Paulistão disputado pelo treinador antes deste, em 2000. Há 11 anos, o Palmeiras teve 59% de aproveitamento nos 18 jogos que disputou, até cair na semifinal para o Santos.

O pior foi logo na sua estreia em um Estadual como treinador em São Paulo. Em 1998, Felipão viu seu time somar 45% de aproveitamento, com 14 jogos e apenas 19 pontos. O time foi eliminado pelo São Paulo também na semifinal.

Felipão no Paulistão

Estadual de 2011 entra na história como melhor de técnico até aqui

Gerando gráfico...
iG
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.