Tamanho do texto

Time de Renato Gaúcho lidera estatísticas defensivas e não leva gols no Brasileirão

Neuton cerca Lulinha e, sem falta, desarma o jogador do Bahia
Gazeta Press
Neuton cerca Lulinha e, sem falta, desarma o jogador do Bahia
As conquistas do Grêmio quase sempre estiveram baseadas em um tripé: qualidade, superação e força física. Algumas vezes, porém, esta última característica foi confundida com violência. Neste Brasileirão, os comandados de Renato Gaúcho comprovam que o time gaúcho é disciplinado.

É o que menos comete faltas, quase não recebe cartões e é o segundo no ranking de desarmes. Foi assim que conseguir melhorar o desempenho defensivo. Não sofreu gol nos últimos dois jogos. Os números são do Footstats e estão disponíveis no aplicativo iG Esporte para iPhone e iPad.

Tenha as estatísticas no seu iPhone e faça comparações entre times e jogadores

Entre para a Torcida Virtual do Grêmio e convide seus amigos

Twitter iG Grêmio: Notícias e comentários em tempo real

Em três confrontos, o Grêmio fez 43 faltas, ou seja, uma média de 14,3 por partida, a menor entre os 20 clubes da Série A. Levou quatro cartões amarelos (tem um a mais dos que São Paulo e Atlético-MG, times com um duelo a menos). E tem 88 desarmes, seis a menos do que o Corinthians.

"O time está bem posicionado e estamos sabendo ocupar os espaços. Então, não há confronto direto com os atacantes. Começa pelo ataque, passa pelo meio e quando chega na gente temos mais chance de desarmá-los", explicou o zagueiro Saimon, que forma dupla com Rafael Marques – os laterais são Mário e Neuton.

Foi assim contra Corinthians, Atlético-PR e Bahia. O desempenho também é explicado pela filosifia do treinador: atuar ofensivamente. Porém, todos os jogadores têm tarefas defensivas.

"O Grêmio que eu conheço nunca se entrega. Todos os jogadores lutam pelo time correndo e cercando", destacou.

Claro que isto não configura um time perfeito. Renato reconhece falhas, porém, prefere trabalhar sem mencioná-las. Deve fazê-lo nesta terça-feira, quando o Grêmio em dois turnos nesta terça-feira. No sábado, visita o São Paulo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.