Time catalão é o melhor do mundo, segundo o treinador, mas pode ser batido, conhecendo-se suas falhas e virtudes

AFP
Treinador da seleção inglesa vê Barcelona como ótimo time, mas não imbatível

O italiano Fabio Capello, técnico da Inglaterra, não teve dúvidas em afirmar que o time que joga o melhor futebol na atualidade "é o Barcelona ", mas está convencido que um adversário pode parar o time catalão "conhecendo suas falhas e virtudes".

"Nesse momento, o melhor futebol que pode ser visto na TV ou em um estádio é o do Barcelona. É um estilo realmente difícil de pôr em prática por outro clube ou outra seleção nacional, porque teria que escalar os mesmos jogadores que jogam no Barça", disse Capello, em entrevista ao site da Fifa.

Segundo o técnico da seleção inglesa, que já treinou também Juventus , Milan e Real Madrid , uma das virtudes do jogo do Barcelona é que a equipe conta com sete jogadores saídos das categorias de base, "que jogam juntos desde que eram meninos".

Capello se mostrou convencido que em um futuro próximo alguma outra equipe poderá interromper o domínio exercido pelo Barcelona. "Isso será possível porque atualmente temos a sorte de poder estudar os detalhes dos adversários", considerou. 

"A forma de parar o Barcelona passa por conhecer bem todas suas falhas e virtudes. E agora isso é possível porque se estudam e se analisam todos os vídeos. Alguma equipe encontrará uma forma de derrotar o Barcelona", declarou.

Sobre seu trabalho à frente da seleção da Inglaterra, que começou em 2008, Capello diz que o time precisa mudar a maneira de jogar. "Para melhorar, devemos implantar esse estilo de posse de bola, de toque. Se quisermos nos manter no nível dos demais países, precisamos fazer isso", destacou.

O treinador também comentou a atual situação da seleção brasileira. "É uma equipe que, embora jogue coletivamente, sempre confia no talento individual dos seus jogadores", ressaltou.

"Inventar algo diferente com a bola faz parte do DNA dos brasileiros. O Brasil tem uma equipe muito boa e muito jovem, e conta com atacantes talentosos. Agora deve encontrar o equilíbrio adequado em campo", concluiu Capello.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.