Junta de Julgamento e Recursos considerou prestação de contas irregular. Decisão não é definitiva

Presidente do Botafogo entre os anos de 2003 e 2008, Bebeto de Freitas foi expulso do quadro social do clube na manhã desta terça-feira conforme decisão da Junta de Julgamento e Recursos do Botafogo. Com base em uma auditoria do Conselho Deliberativo, a assembleia considerou irregular a prestação de contas referente a 2008, quando Bebeto ainda era presidente.

Siga o iG Botafogo no Twitter e receba todas as informações do seu time em tempo real

Bebeto de Freitas pode recorrer de expulsão
Gazeta Press
Bebeto de Freitas pode recorrer de expulsão
O ex-presidente não compareceu a sessão realizada em General Severiano, na manhã desta terça-feira, e também não enviou seu advogado, Nélio Machado. Bebeto terá cinco dias para recorrer da decisão. O dirigente também teve o título de sócio emérito cassado.

Entre para a Torcida Virtual do Botafogo e convide seus amigos

As acusações contra o ex-dirigente começaram em 2009, quando uma auditoria do Conselho Fiscal apontou que o Botafogo realizou pagamentos para empresas cujos contratos não constam no clube. O valor de gastos não justificados pela antiga gestão é de R$ 1,5 milhão.

Como a Junta de Julgamento e Recursos é um poder independete, o Botafogo emitiu nota oficial no final da tarde desta terça-feira. Nela, o clube esclarece que a decisão ainda pode ser revertida. O documento é assinado pelo presidente Maurício Assumpção e pelo presidente do Conselho Deliberativo, Luis Eduardo Miranda.

"Os Presidentes dos Conselhos Deliberativo e Diretor do BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS vêm a público prestar os seguintes esclarecimentos em relação às notícias hoje divulgadas tendo por objeto punição imposta ao Ex-Presidente e Sócio Emérito Paulo Roberto de Freitas:

1º) A Junta de Julgamentos e Recursos (JJR) é um dos cinco poderes independentes do Botafogo FR, com atribuições próprias definidas no Estatuto do clube.

2º ) A decisão divulgada hoje pela JJR não foi oficialmente comunicada ao Conselho Deliberativo e  Conselho Diretor do clube e não é definitiva. A mesma é passível de revisão pelo Conselho Deliberativo, poder soberano do clube, em grau de recurso eventualmente apresentado pelo interessado ou de recurso encaminhado ao Conselho pela própria JJR.

3º ) Em reunião do Conselho Deliberativo realizada no dia 31 de março deste ano, o Grande-Benemérito Jorge Aurélio Ribeiro Domingues, Presidente da JJR, assegurou que a decisão referente ao processo disciplinar envolvendo o Ex-Presidente e Sócio Emérito Paulo Roberto de Freitas será encaminhada à apreciação do Conselho Deliberativo, MESMO que o interessado deixe de apresentar recurso voluntário contra a mencionada decisão.

4º) Esclarece-se, portanto, que não há, no momento, decisão definitiva relacionada ao afastamento do Ex-Presidente do quadro de sócios do Botafogo ou à cassação de seu título de Emérito, sendo a divulgação da decisão – que envolve assunto interno do Botafogo – precipitada e inadequada.

5º ) Os Presidentes dos Conselhos Diretor e Deliberativo do Botafogo voltarão a se pronunciar sobre o assunto, se necessário, após a regular finalização do processo disciplinar envolvendo o Ex-Presidente e Sócio Emérito Paulo Roberto de Freitas."

Bebeto de Freitas assumiu o Botafogo em 2003 quando o clube estava abalado com a queda para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. No ano seguinte, comandou o retorno à elite do futebol nacional e deu início a um processo de estruturação e redução de despesas. Conseguiu formar times considerados de ponta, mas que ficaram marcados por pecar na reta decisiva das competições.

Sob comando de Bebeto de Freitas, além da conquista de alguns turnos estaduais, o Botafogo conquistou o título do Campeonato Carioca de 2006. O ponto alto de sua gestão aconteceu no segundo semestre de 2007, quando ele liderou o clube carioca em um projeto que culminou na vitória da licitação que deu ao clube o direito de administrar o estádio Engenhão por 20 anos.

*Com Gazeta Esportiva

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.