Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

EUA e Japão disputam o título do Mundial de futebol feminino

As norte-americanas são favoritas, mas a seleção japonesa é a grande revelação da Copa

AFP |

Estados Unidos e Japão disputam no domingo em Frankfurt às 15h45 (15h45 de Brasília) a final da sexta Copa do Mundo de futebol feminino, quando será conhecida a seleção vencedora após o bicampeonato conquistado pela anfitriã deste Mundial, a Alemanha.

As norte-americanas são favoritas por sua história e sua tradição no esporte. A seleção conquistou os dois últimos ouros olímpicos (2004 e 2008) e já venceu duas Copas do Mundo (1991 e 1999), o que agora poder render a elas um tricampeonato, algo inédito para qualquer equipe até o momento.

Diante das norte-americanas estará um Japão que é a grande revelação do Mundial e chega à decisão com o título de "o melhor futebol do campeonato". A seleção, que quase não disputou o torneio por causa da tragédia de um terremoto seguido de tsunami no país, em março, derrubou duas "gigantes" nas últimas rodadas: a Alemanha e a Suécia .

AFP
Goleira Hope Solo, dos Estados Unidos, é uma das musas da Copa do Mundo
No histórico de duelos entre os dois países, os Estados Unidos levam a melhor com tranquilidade, pois nunca perderam para as japonesas nos 25 confrontos que tiveram (foram 22 vitórias e três empates).

Nesta Copa do Mundo, as japonesas, quartas colocadas no ranking mundial da Federação Internacional de Futebol (FIFA), conseguiram pela primeira vez passar das quartas-de-final, um feito histórico conquistado com um grande futebol que por vezes foi comparado ao estilo de Joseph Guardiola, técnico do Barcelona."Não posso comparar nosso estilo ao de outras equipes. O que posso dizer é que nossa seleção se formou nos Jogos Olímpicos de Pequim e desde então estamos jogando juntos há três anos, crescemos juntos", comentou Norio Sasaki, técnico do Japão.

A final terá ainda o duelo entre duas artilheiras, Abby Wambach, dos EUA, e a japonesa Homare Sawa, que, junto com a brasileira Marta, estão na lista das doze indicadas ao prêmio da Bola de Ouro, dado àquela considerada a melhor jogadora do Mundial.

FICHA TÉCNICA
JAPÃO X EUA

Local: Estádio de Frankfurt, em Frankfurt (Alemanha)
Data: 17 de julho de 2011, domingo
Horário: 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Bibiana Steinhaus (Alemanha)
Assistentes: Marina Wozniak e Katrin Rafalski (ambas da Alemanha)

JAPÃO: Kaihori; Kinga, Iwashimizu, Kumagai e Sameshima; Sakaguchi, Ando, Miyama, Kawasumi e Sawa; Ohno
Técnico: Norio Sasaki

ESTADOS UNIDOS: Solo; Rampone, Sauerbrunn (Buehler), Krieger e Le Pelbet; Boxx, O´Reilly e Lloyd; Rodríguez, Cheney e Wambach
Técnica: Pia Sundhage

Leia tudo sobre: copa 2011 femininaeuajapão

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG