O português possui características físicas, como a concentração de massa muscular, que facilitam sua vida no campo de futebol

O rendimento do atacante português Cristiano Ronaldo à frente do Real Madrid pode ter uma explicação além da sua técnica já consagrada. Segundo um estudo realizado pelo Instituto de Biomecânica de Valencia (IBV), o jogador luso conta com diversas semelhanças físicas com o atleta jamaicano Usain Bolt, que o destacam dos demais jogadores.

Divulgada pela Sky Sports , a pesquisa aponta que o atacante possui características antropométricas similares às do jamaicano, permitindo assim uma maior potência de movimento em seus membros inferiores. Além disso, Cristiano Ronaldo conta com uma passada maior em relação aos seus adversários.

Comandado pelo médico Luis Garcés, o estudo constata um equilíbrio entre a altura e a massa muscular do atacante do time merengue, proporcionalmente às do atleta jamaicano, facilitando seus saltos, chutes e impulsos.

"Cristiano Ronaldo concentra massa muscular no tronco e nos músculos. Se trata de uma vantagem competitiva, que lhe permite realizar movimentos mais rápidos, além de saltar ou chutar, com menos exigência física", explicou Garcés. O estudo foi realizado com a utilização de um sistema ótico que registra toda a superfície corporal, em três dimensões.

Tipo físico com a massa muscular concentrada no tronco e nos músculos permite movimentos mais rápidos
Getty Images
Tipo físico com a massa muscular concentrada no tronco e nos músculos permite movimentos mais rápidos

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.