A previsão é de que o palco da final da Copa de 2014 seja entregue em 28 de fevereiro de 2013, antes da Copa das Confederações

As obras no estádio do Maracanã seguem a todo vapor. A reforma no palco da final da Copa do Mundo de 2014  atingiu 39% de avanço físico nas suas atividades, segundo informou Seobras (Secretaria de Estado de Obras do Rio de Janeiro). Atualmente, a arquibancada inferior está em fase de construção da estrutura, aterro da área e instalação de pré-moldados, que são fabricados dentro do próprio canteiro de obras. A finalização do fechamento do anel da arquibancada está prevista para setembro.

Leia tudo sobre a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil

Na parte da cobertura, foi iniciada a perfuração de 60 pilares para instalação da ancoragem, preparada para receber a estrutura da nova cobertura, que está sendo fabricada em Minas Gerais, Espanha, Alemanha e Suíça. A previsão é que a nova cobertura comece a ser instalada em novembro.

De acordo com comunicado da Seobras, o processo de construção das 110 unidades de camarotes já foi iniciado, com a preparação da laje. Os camarotes, que serão construídos em dois níveis, serão acessados por quatro torres que conectarão o térreo aos pavimentos superiores do estádio.

Responsáveis pelas obras do Maracanã explicam mudanças para Ronaldo e Bebeto
AE
Responsáveis pelas obras do Maracanã explicam mudanças para Ronaldo e Bebeto

E MAIS:  Concessão do Maracanã não permitirá que estádio vire casa de um só

Em fase de conclusão estão a rede de drenagem ao redor do campo e as quatro novas rampas de acesso, que juntamente com as rampas do Bellini e da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), proporcionarão o esvaziamento do estádio em até oito minutos. As muretas que separam o campo das arquibancadas já estão prontas, assim como o túnel norte, para acesso dos veículos ao campo.

As obras, que preparam o estádio para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, empregam atualmente mais de 4,6 mil trabalhadores e, até o fim deste mês, o número chegará a 5,2 mil, segundo o Consórcio Maracanã Rio 2014, responsável pelas obras.

RELEMBRE: Em 2011, operários das obras do Maracanã entraram em greve

O estádio passa por obras de reforma e modernização para se adequar às recomendações da Fifa, que priorizam mais conforto e segurança ao torcedor. O projeto, porém, não altera a concepção original do estádio, construído para a Copa de 1950 e que será entregue em 28 de fevereiro de 2013. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.