Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Engenhão será estádio base de testes para a Copa do Mundo de 2014

COL e Botafogo assinaram acordo para que ajustes e treinamento de organização sejam feitos no campo

iG São Paulo |

O COL (Comitê Organizador Local) da Copa do Mundo de 2014 anunciou nesta sexta-feira acordo com o Botafogo para utilizar o estádio João Havelange, conhecido como Engenhão, como base para testes que serão feitos visando a organização do Mundial no Brasil. A ideia é usar o campo para realizar ações que se repetirão daqui a pouco mais de três anos nos estádios escolhidos pela Fifa (Federação Internacional de Futebol e Associados) .

Serão feitos estudos sobre a criação do conceito de orientadores de público, treinamento de pessoal para credenciamento, a criação de facilidades para chegada de público, operação especial para chegada de público credenciado e frequentadores de áreas VIPs, segurança e a implementação do stewards (profissionais que trabalham na segurança interna dos estádios nos grandes eventos internacionais,) o treinamento para controle de operações, centro de mídia, limpeza e alimentação. Os custos serão bancados pelo clube, que prevê melhoria nos estádios com as orientações que serão seguidas - o Botafogo recebeu da prefeitura do Rio a concessão do estádio em 2007 por 20 anos.

AE
Construído para o Pan de 2007, estádio está fora da Copa do Mundo, mas será usado para testes

“Este é um acordo importante, pois testaremos na prática as ações que serão realizadas durante a Copa do Mundo. Escolhemos o Engenhão por ser, entre os estádios de grande porte que não estão relacionados como sedes de jogos da Copa do Mundo, o mais próximo em termos de instalações, já que foi construído recentemente”, disse Ricardo Trade, diretor executivo de operações do COL.

A diretoria do Botafogo tem um bom relacionamento com Ricardo Teixeira, presidente do COL e da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), desde que apoiou Kleber Leite, o candidato da entidade na eleição do Clube dos 13, em abril de 2010. Leite foi derrotado, o Botafogo foi convidado para fazer parte de comissão que analisou propostas de direitos de transmissão no C13, mas acabou rompendo com a entidade e negocia separadamente com a TV Globo.

 

Leia tudo sobre: BotafogoCopa 2014CBF

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG