Time de Abel Braga busca regularidade, enquanto Botafogo quer se aproximar do líder do Brasileirão

No inicio da temporada 2011, meses depois de ter sido campeão brasileiro, o Fluminense era apontado como um dos favoritos para repetir a conquista do torneio nacional e começava o ano com um elenco capaz de empolgar sua torcida. O Botafogo , por outro lado, havia perdido a vaga para a Copa Libertadores na última rodada do torneio nacional e causava desconfiança na torcida com atuações irregulares.

Siga o iG Fluminense no Twitter e receba todas as informações do seu time em tempo real

Alguns meses depois, com mudança de comando nas duas equipes e reformulações nos elencos, a desconfiança parece ter mudado de lado. Fluminense e Botafogo se enfrentam neste sábado, às 18h, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro , com o time das Laranjeiras em busca da regularidade perdida. Enquanto isso, o Botafogo quer a vitória no clássico para se aproximar mais do líder Corinthians e entrar de vez na briga pelo título nacional.

Veja a classificação e a tabela de jogos do Brasileirão

Nono colocado na tabela de classificação, com 25 pontos, o Fluminense tem alternado vitórias e derrotas e não consegue engatar uma sequência positiva. Incomodado com os tropeços - o último para o Santos, na última quarta-feira -, o técnico Abel Braga acha que as atuações da equipe têm sido convincentes, apesar de muitas vezes o resultado final não corresponder ao esperado.

Siga o iG Botafogo no Twitter e receba todas as informações do seu time em tempo real

“Também estou sem dormir. Precisamos ganhar para isso mudar. Está difícil em termos de resultado, mas temos a consciência de que a equipe tem jogado bem e lutado. Ninguém pode reclamar. Estamos ficando sempre no quase e deixando fugir os três pontos. Poucas equipes jogam na Vila Belmiro como jogamos contra o Santos. Agora, tem o Botafogo. O desgaste é grande, mas vamos nos superar”, declarou Abel Braga.

O técnico Caio Júnior , do Botafogo, prefere minimizar a diferença de momento vivido pelas equipes. Para o treinador, a partida contra o Fluminense será uma das mais difíceis do campeonato e a principal preocupação está na bola parada do adversário.

“O Fluminense tem um time muito forte, esse será um dos jogos mais difíceis que vamos enfrentar no campeonato. Primeiro pela qualidade do adversário, depois por ser clássico e pelo nível técnico das equipes. Vários fatores fazem com que essa partida seja muito difícil. A gente sabe que a bola parada deles é muito forte, mas sem dúvida será um jogo muito emocionante”, declarou Caio Júnior.

Entre para a Torcida Virtual do seu time e convide seus amigos

O retrospecto recente também é favorável para o Botafogo. Além do Fluminense não ter vencido nenhum clássico estadual nesta temporada, nos últimos cinco jogos entre as equipes, foram duas vitórias do Botafogo, dois empates e uma vitória do time das Laranjeiras. No único confronto deste ano, vitória por 3 a 2 do time de General Severiano.

Para o meia Souza, o bom momento de Botafogo, Flamengo e Vasco também aumenta a pressão por bons resultados no Fluminense.

“Já temos pressão desde o início do ano. Somos os campeões brasileiros e o torcedor já cria uma expectativa. O elenco é qualificado, mas as trocas de treinadores e um começo de ano conturbado atrapalharam um pouco. O Abel está tentando colocar a casa em ordem, mas quando um rival vai bem, em qualquer lugar do mundo a pressão aumenta. Estamos oscilando muito, mas estamos trabalhando firme e todos têm se dedicado ao máximo. Daqui a pouco vamos colher os frutos”, disse o meia do Fluminense.

Recuperado de lesão no ligamento do joelho, Loco Abreu será titular no Botafogo
Satiro Sodré/Divulgação AGIF
Recuperado de lesão no ligamento do joelho, Loco Abreu será titular no Botafogo


A expectativa na equipe das Laranjeiras era sobre a recuperação do atacante Fred, que deixou a partida contra o Santos, na última quarta-feira, com dores na coxa direita. Porém, o jogador treinou normalmente e está confirmado para o ‘clássico vovô’. Os desfalques ficam por conta de Valencia, que sofreu um estiramento grau um na coxa esquerda e para por 10 dias, e do meia Marquinho, que recebeu o terceiro cartão amarelo e terá que cumprir suspensão automática. Souza e Diogo devem ganhar uma oportunidade no time titular.

No Botafogo, a espera também foi pelo centroavante do time. Loco Abreu, que já está há três partidas afastado do time por conta de um estiramento no ligamento colateral do joelho direito, treinou normalmente durante a semana e está confirmado entre os titulares. Sem problemas de lesão ou suspensão, o Botafogo terá força máxima com a volta do zagueiro Antônio Carlos e do volante Renato, que foram poupados na vitória sobre o Atlético-MG, na Copa Sul-Americana, por conta do desgaste físico.

FICHA TÉCNICA - FLUMINENSE X BOTAFOGO

Local : Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data : 27 de agosto de 2011 (Sábado)
Horário : 18h(de Brasília)
Árbitro : Felipe Gomes da Silva (RJ)
Assistentes : Rodrigo Pereira Joia (Fifa-RJ) e Ediney Mascarenhas (RJ)

FLUMINENSE : Diego Cavalieri; Mariano, Gum, Márcio Rosário e Carlinhos; Diogo, Edinho, Souza e Lanzini; Rafael Moura e Fred
Técnico : Abel Braga

BOTAFOGO : Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês; Marcelo Mattos, Renato, Maicosuel e Elkeson; Herrera e Loco Abreu
Técnico : Caio Junior

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.