Sete jogadores que conquistaram o título em 2009 ou 2010 se enfrentam neste domingo, às 16h, no Engenhão

Abel comanda o treino do Fluminense
Photocamera
Abel comanda o treino do Fluminense
Fluminense , em 2010 , e Flamengo , em 2009 , são os dois últimos campeões brasileiros. Com times bem diferentes daqueles que celebraram as conquistas, eles entram em campo neste domingo, às 16h, no Engenhão, para mais um clássico pelo Campeonato Brasileiro, na nona rodada da competição, tentando manter o bom momento com vitórias seguidas nos últimos jogos.

Entre para a Torcida Virtual do seu time e convide seus amigos

Somando os dois prováveis times titulares, apenas sete jogadores estiveram em campo nos jogos decisivos dos campeonatos de 2009 e 2010. Gum , Carlinhos e Diguinho pelo Fluminense, e Leonardo Moura , Ronaldo Angelim , Aírton e Willians , pelo Flamengo. Vale lembrar que Aírton voltou ao clube depois de uma passagem pelo Benfica e fez sua reestreia quarta-feira, na vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo .

A roda gigante do futebol brasileiro provoca essas mudanças. Uma das mais recentes ainda dói no Fluminense. Conca, principal jogador do time, foi para a China . O clássico com o Flamengo será o primeiro sem o craque do Brasileirão do ano passado . Nada que faça o rival se achar dono da situação.

“Não tem essa história de time enfraquecido. Você entra em campo favorito e sai com uma derrota. Vamos enfrentar um adversário, que vai jogar duro”, afirmou o técnico Vanderlei Luxemburgo , sobre o Fluminense, que também não contará com o atacante Fred , a serviço da seleção brasileira na Copa América , e Mariano , suspenso.

Ronaldinho conversa com Luxemburgo
Agência FotoBR
Ronaldinho conversa com Luxemburgo
Apesar dos desfalques, o Fluminense tem motivação de sobra para o clássico, que será o quinto jogo de Abel no comando do time. O Flamengo conta com Ronaldinho Gaúcho e foi o seu algoz na semifinal da Taça Rio . O rival ainda celebra uma invencibilidade de 12 jogos em clássicos , além de não ter perdido no Campeonato Brasileiro.

"Estou há três semanas, mas os jogadores já sabem a minha filosofia. Tem tudo para ser um bom jogo. O Flamengo venceu no meio da semana e se tornou mais forte psicologicamente. O outro lado tem jogadores de alto gabarito, mas aqui também. Não significa que eles têm mais time. Quando eu tiver todos à disposição, a tendência é melhorar", afirmou Abel.

FICHA TÉCNICA – FLUMINENSE X FLAMENGO
Local:
Engenhão, no Rio de Janeiro
Data: 10 de julho de 2011, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Assistentes: Rodrigo Pereira Joia e Rodrigo Henrique Correa (ambos do RJ)

Fluminense: Diego Cavalieri, Diogo (Digão), Gum, Márcio Rosário e Carlinhos; Edinho, Diguinho, Marquinho e Souza; Ciro e Rafael Moura
Técnico: Abel Braga

Flamengo: Felipe, Leonardo Moura, Welinton, Ronaldo Angelim e Júnior César; Aírton, Willians, Renato e Ronaldinho Gaúcho; Thiago Neves e Deivid
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.