Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

É domingo e grandes clubes jogam por nada nos principais estaduais

Oito dos 12 clubes mais vitoriosos do país vão a campo só para cumprir tabela nos estaduais esvaziados

iG São Paulo |

AE
Mesmo valendo a liderança, Corinthians terá reservas em Campinas, contra a Ponte Preta
Alguns dos principais campeonatos estaduais chegam neste domingo à rodada final de suas primeiras fases. O que poderia sugerir emoção, jogos valendo classificação e grandes partidas, será na verdade um enfadonho enredo sem surpresas para oito dos 12 principais clubes do país. Os campeonatos de São Paulo e de Minas Gerais verão seus principais clubes jogarem por nada. No Rio, Flamengo e Botafogo também têm muito pouco com o que se preocupar nos seus jogos deste domingo. Já estão classificados. Assim como São Paulo , Corinthians , Santos e Palmeiras , no Paulistão, e Atlético-MG e Cruzeiro , no Campeonato Mineiro.

O calendário dos estaduais, que duram em média três meses e reservam no caso do Campeonato Paulista 23 datas para seus jogos, fazem com que os times joguem em média uma vez a cada três dias pelo torneio. Isso sem falar nos compromissos pela Copa do Brasil e da Libertadores. Tal realidade acaba mudando o foco dos times. Corinthians e Santos atuaram com reservas em boa parte das longas rodadas da primeira fase do Paulistão para terem seus titulares no torneio continental. Será assim neste domingo.

Classificação: Os jogos da última rodada e a posição do seu time no Campeonato Paulista
Leia também: São Paulo joga por melhor campanha do Paulista e de sua história

O Corinthians joga contra a Ponte Preta em Campinas . A vitória pode dar a liderança aos visitantes, mas nem isso fez Tite escalar força máxima. Quarta-feira tem jogo da Libertadores. O Santos, que recebe o Catanduvense, terá titulares , mas muito mais pela festa do seu centenário do que pela importância do jogo. O Santos precisa de uma vitória simples para garantir o terceiro lugar.

Gazeta Press
Luís Fabiano joga contra o Linense
Confira ainda: Palmeiras encara Comercial para obter vantagem nas quartas

São Paulo e Palmeiras também estão classificados e jogam contra Linense e Comercial, respectivamente, apenas manterem suas posições na tabela. O time do Parque Antártica ainda sonha com o quarto lugar precisando torcer por tropeços do Santos ou do Guarani , mas nem uma derrota no Pacaembu altera a condição do clube entre os classificados. O time do Morumbi só tenta confirmar a liderança, o que em suma pouco vale devido ao regulamento do estadual. O técnico Emerson Leão criticou a fórmula de disputa que dá poucas vantagens aos melhores times da primeira fase.

Leia ainda: O empate já basta, mas o Atlético-MG enfrenta o Tupi para vencer

Em Minas Gerais, Atlético e Cruzeiro já garantiram o primeiro e o segundo lugar da primeira fase. Com três pontos de vantagem, o time de Cuca só perde a primeira posição se perder para o Tupi em Juiz de Fora e se o Cruzeiro bater o Uberaba . Mesmo que haja uma troca de posições, nada muda para a sequência das duas equipes no Mineiro.  América-MG e Tupi são os putros classificados.

Veja a classificação completa e os jogos da última rodada do Campeonato Mineiro

Futura Press
Cruzeiro e Atlético-MG já estão classificados e jogam neste domingo apenas para cumprir tabela
Na Taça Rio, o segundo turno do Campeonato Carioca , Flamengo e Botafogo lideram o grupo A. O primeiro tem um ponto de vantagem sobre o segundo, mas mesmo que troquem de posição nesta rodada, a passagem para as semifinais não estará ameaçada. As duas equipes não podem nem mesmo escolher quem enfrentarão na próxima fase. O grupo B segue indefinido. Bangu, Vasco e Fluminense disputam as duas vagas. Os dois primeiros precisam vencer seus compromissos contra Resende e Nova Iguaçu, respectivamente para se garantirem. O Flu, além de vencer o jogo contra o Olaria, tem de torcer por um tropeço ou de Vasco ou de Bangu para avançar.

Leia ainda: Flamengo junta os cacos e enfrenta o Americano pela Taça Rio
E mais: Botafogo pega Boavista em jogo sem muitas atrações

O torcedor do Fluminense poderia, então, estar preocupado. Mas longe disso. Como o time das Laranjeiras venceu a Taça Guanabara, o primeiro turno do Estadual, já está na final contra o campeão da Taça Rio. Ou seja, nem mesmo uma possível desclassificação do Flu traz emoção à última rodada do estadual do Rio.

Vale vaga: Vasco precisa vencer Nova Iguaçu para garantir vaga nas semifinais

Agif
Flamengo e Botafogo estão classificados. Rodada deste domingo não vale nada

Entre os principais estaduais, com os times mais vencedores do país - Paulista, Carioca, Mineiro e Gáucho - apenas o torneio do Rio Grande do Sul já está na sua fase decisiva. No sábado, o Internacional venceu o Cerâmica e se classificou para a semifinal da Taça Farroupilha, o segundo turno do Estadual. Pegará o Veranópolis. O Grêmio entra em campo neste domingo contra o Ypiranga . As quartas de final do Gauchão são disputadas em jogo único.

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG