Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Duelo Cristiano Ronaldo x Messi dá o tom no superclássico espanhol

Estatísticas mostram as diferenças e semelhanças entre os artilheiros de Real Madrid e Barcelona, que tentam também colocar fim a alguns tabus em suas carreiras

Mário André Monteiro, iG São Paulo |

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=esporte%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237859929620&_c_=MiGComponente_C

Além da tradicional rivalidade entre Barcelona e Real Madrid, o clássico desta segunda-feira, válido pela 13ª rodada do Campeonato Espanhol, colocará frente a frente os dois maiores jogadores do mundo na atualidade. Lionel Messi e Cristiano Ronaldo são os grandes destaques da temporada e farão o tira-teima dentro de campo, no Camp Nou.

Apesar da participação discreta na Copa do Mundo na África do Sul por suas seleções, tanto o argentino quanto o português estão na briga para levar o prêmio de melhor do ano em eleição realizada pela Fifa em conjunto com a revista France Football. Lembrando que o atual vencedor é Messi, ao passo Ronaldo conquistou o troféu em 2008.

Pelo Campeonato Espanhol desta temporada, Cristiano Ronaldo jogou mais vezes que o rival ¿ 12 partidas ¿ e esteve em campo pelo Real Madrid em todos os minutos do campeonato. Já Messi ficou de fora do Barcelona em duas oportunidades e ainda foi substituído em uma ocasião.

A briga pela artilharia do torneio está acirrada ente os astros. Enquanto o português lidera com 15 gols anotados, o argentino vem logo atrás com 13. Lembrando que seis gols de Ronaldo foram de bola parada: quatro de pênalti e dois de falta. Messi fez todos os seus com bola rolando. E com o pé, porque o jogador do Real anotou um tento de cabeça.

AFP
No último duelo entre ambos, Messi levou a melhor sobre Cristiano Ronaldo

As estatísticas mostram como a postura dos atletas é bem distinta dentro de campo. Mesmo jogando menos vezes, Messi completou mais passes que Ronaldo. O português, por sua vez, chutou quase o dobro de vezes a mais que o adversário, além de ter sofrido mais que o triplo de faltas.

Fora de campo os dois também são diferentes. Enquanto Cristiano Ronaldo vem provocando o Barcelona desde o último final de semana, Messi é mais comedido nas declarações. Quando o time catalão venceu o Almería por 8 a 0, o português polemizou em entrevista. "O Barça ganhou de 8 a 0? Isto não me diz nada. Vamos ver se eles marcam oito contra nós na segunda-feira".

Mais sereno, o argentino preferiu não acirrar os ânimos quando perguntado sobre o clássico. "Embora eu saiba que esteja faltando pouco, a verdade é que ainda não penso no jogo. A minha família vai estar no estádio, vai ser lindo", disse Messi antes do duelo contra o grego Panathinaikos, na quarta-feira, pela Liga dos Campeões, que terminou com vitória espanhola por 3 a 0.

Os dois atacantes ainda tentam colocar fim a alguns tabus neste duelo. Em sete jogos contra o treinador José Mourinho, Messi não conseguiu marcar um gol sequer. Um dado curioso, sobretudo porque o Real Madrid é uma das vítimas preferidas do argentino, que em oito jogos contra o arquirrival da capital, fez sete gols.

Cristiano Ronaldo também joga contra os números. Em cinco duelos diante do Barcelona, o português está em desvantagem, com três derrotas, um empate e apenas uma vitória. O atacante passou em branco em todos esses jogos, tendo, inclusive, desperdiçado um pênalti na temporada 2007/2008, quando defendia o Manchester United.

Veja as estatísticas dos jogadores até o momento no Espanhol :

Dados

Cristiano Ronaldo

Lionel Messi

Partidas

12

10

Gols

15

13

Gols de bola parada

6

0

Minutos em campo

1134

939

Cartões amarelos

1

0

Cartões vermelhos

0

0

Faltas cometidas

8

10

Faltas sofridas

34

11

Total de passes

557

636

Passes certos

409

538

Passes para gol

4

5

Chutes a gol

90

49

 

FICHA TÉCNICA: BARCELONA X REAL MADRID

Local:
Camp Nou, Barcelona
Data: 29/11/2010
Horário: 18h (de Brasília)
Árbitro: Iturralde González

BARCELONA: Valdés; Daniel Alves, Puyol, Piqué e Abidal; Busquets, Iniesta e Xavi; Pedro, Messi e Villa. Técnico: Pep Guardiola

REAL MADRID: Casillas; Sergio Ramos, Pepe, Ricardo Carvalho e Marcelo; Xabi Alonso, Khedira, Özil e Di María; Cristiano Ronaldo e Benzema. Técnico: José Mourinho

 

Quem é melhor na atualidade?

Cristiano Ronaldo, do Real Madrid

Lionel Messi, do Barcelona



A consulta é realizada somente entre internautas e não tem valor de amostragem científica

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG